Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

EUA condena prisão de Ching Cheong

Os EUA expressaram sua preocupação sobre a prisão de Ching Cheong, correspondente do jornal de Cingapura Straits Times. Ele foi preso formalmente no dia 6/8 em Hong Kong sob acusações de espionagem a serviço da Inteligência de Taiwan, como informa David Gollust, da Voz da América [9/8/05].

O Departamento de Estado endereçou-se diretamente ao governo chinês e está acompanhando o caso atentamente. O porta-voz do Departamento do Estado, Adam Ereli, disse que autoridades chinesas foram comunicadas das preocupações sobre o tratamento dado aos jornalistas em geral e sobre o importante papel da imprensa em providenciar informação ao público.

Desde sua prisão, Cheong – que também possui nacionalidade britânica – está incomunicável. Sua esposa e editores declararam que ele foi preso enquanto tentava obter um manuscrito do ex-chefe do PC Zhao Ziyang, que fora destituído do cargo e preso por se opor ao massacre da Praça da Paz Celestial. Ziyang morreu em janeiro, em prisão domiciliar.

A agência oficial chinesa Xinhua afirmou que Cheong foi acusado de aceitar milhões de dólares de Hong Kong para obter informações políticas, econômicas e militares da China entre os anos de 2000 e 2005. Se considerado culpado, ele pode ser condenado à morte.