Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MONITOR DA IMPRENSA > MÍDIA BRITÂNICA

Ex-agente da KGB compra o Independent

30/03/2010 na edição 583

Ficou em uma libra, equivalente a pouco menos de três reais, o valor simbólico pago pelo magnata russo Alexander Lebedev pela compra dos jornais britânicos Independent e Independent on Sunday. Sob o acordo de venda, a Independent News and Media (INM), antiga proprietária das publicações, deverá pagar a ele o equivalente a 23 milhões de reais nos próximos 10 meses; em troca, o empresário assumirá as dívidas financeiras existentes.

A venda reforça a crise que atinge a indústria jornalística, com queda de lucros e tiragem. O acordo foi anunciado pela INM no fim da semana passada. ‘Acredito que os novos donos darão apoio aos jornais, que desempenharam um papel muito importante na vida pública britânica por quase 25 anos’, declarou o executivo-chefe do grupo, Gavin O’Reilly.

Lebedev, que é ex-agente do serviço secreto russo, já havia comprado em janeiro do ano passado, também por um valor simbólico, o jornal britânico Evening Standard. Em outubro de 2009, o diário tornou-se gratuito. O empresário tem interesse em bancos e no setor de aviação e é co-proprietário, junto com o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, do jornal russo Novaya Gazeta, crítico ao Kremlin.

O Independent foi lançado em 1986, por três jornalistas. Em 2003, tornou-se o primeiro jornal britânico a reduzir seu tamanho para o formato tablóide, posteriormente copiado pelo concorrente The Times. Nos últimos anos, o jornal viu sua tiragem diminuir aceleradamente, o que levou ao corte de cargos e à mudança da redação para o mesmo prédio do Evening Standard. A tiragem média do Independent no mês passado foi de 183.547 exemplares, segundo o Audit Bureau of Circulations – circulação mais baixa entre os cinco maiores diários britânicos. Já o Independent on Sunday teve a tiragem diminuída de 179.487 para 155.661 cópias, em comparação ao mesmo período no ano anterior. Informações de Katherine Haddon [AFP, 25/3/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem