Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Exército americano investiga vazamento de foto

O Exército americano informou, na semana passada, que investiga o vazamento de uma foto supostamente tirada por um avião operado por controle remoto mostrando milícias talibãs em um funeral no Afeganistão. A emissora NBC News conseguiu a imagem e afirmou que funcionários do Exército dos EUA queriam atacar a cerimônia com mísseis, mas foram prevenidos por normas de guerra que proíbem ataques em cemitérios.

A tenente Tamara Lawrence, porta-voz do comando militar dos EUA em Cabul, argumentou que a foto foi enviada para a NBC por alguém que não tinha autorização para fazê-lo. “Este é um assunto de segurança operacional e a foto foi divulgada de maneira inapropriada”, disse, informando que estão sendo realizadas investigações para descobrir como a imagem vazou para a mídia. Tamara não se pronunciou sobre quando e onde a foto havia sido tirada.

A foto, que mostra 190 militantes talibãs enfileirados perto de um veículo em uma área aberta, foi disponibilizada no blog do correspondente Kerry Sanders e não chegou a ir ao ar na televisão. Sanders afirmou que foi informado que ela não havia sido classificada como secreta, mas que ele posteriormente recebeu um pedido de um coronel do Exército americano para que fosse retirada da rede. “Como sinal de polidez, eu retirei a foto”, disse o jornalista. A foto está disponível em alguns blogs na rede. Informações da AP [13/9/06].