Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Ex-fonte secreta vai virar livro e filme

A revelação da identidade de Deep Throat, há algumas semanas, começa a render lucros para a família do ex-agente do FBI Mark Felt. A Universal Pictures e a editora PublicAffairs anunciaram, na semana passada, que compraram os direitos pela produção de um filme e um livro sobre a história da fonte secreta de Bob Woodward no caso Watergate.

Desde que a revista Vanity Fair publicou matéria revelando que Mark Felt, hoje com 91 anos, é a lendária fonte, especulava-se nos meios editorial e cinematográfico americanos quanto valeriam os direitos sobre sua história. Menos de 24 horas depois da chegada da revista às bancas, editoras começaram a receber ligações de David Kuhn, agente de mídia que representa a família de Felt.

O valor do contrato, que inclui a possibilidade da produção de um filme e os direitos sobre uma biografia baseada em material inédito escrito por Felt após sua aposentadoria, não foi revelado. Mas pessoas envolvidas no acordo, informa Edward Wyatt [The New York Times, 16/6/05], disseram que chega próximo à quantia de US$ 1 milhão. O valor oficial, entretanto, ainda deve demorar a ser divulgado, e irá depender do filme ser realmente produzido.

Peter Osnos, publisher e diretor-executivo da editora independente PublicAffairs, afirmou que o livro será publicado no primeiro semestre de 2006 e irá combinar memórias de Felt sobre sua vida e sua relação com Woodward com material escrito pelo advogado John O´Connor, autor do artigo da Vanity Fair. A idéia de se produzir um filme, comprada pela Universal, será desenvolvida pela empresa de produção Playtone – que tem como um dos donos o ator Tom Hanks.

Durante as semanas em que o projeto de Felt foi negociado, encontrou considerável ceticismo por parte de algumas editoras, afirma Bob Thompson [The Washington Post, 16/6/05]. As duas preocupações recorrentes eram a idade avançada de Felt – cujas saúdes física e mental e a capacidade de fazer novas contribuições ao conteúdo do livro são questionadas – e a possível competição com a versão da história de Deep Throat escrita por Bob Woodward.



Jornalista do Post conta sua versão

O esperado livro de Woodward já tem data de lançamento marcada. The Secret Man: The Story of Watergate´s Deep Throat (O homem secreto: a história de Deep Throat do Watergate) começará a ser vendido nos EUA na primeira semana de julho. Encomendas já podem ser feitas nos sítios das livrarias Barnes & Noble e Amazon.

O livro, editado pela Simon & Schuster, promete marcar a volta da dupla ‘Woodstein’ – como ficaram conhecidos os então repórteres do Washington Post Bob Woodward e Carl Bernstein, responsáveis pela série de reportagens sobre o caso Watergate que levou à renúncia do presidente Richard Nixon, na década de 70. Esta é, pelo menos, a promessa na capa, que indica colaboração de Bernstein. Informações da Editor & Publisher [14/6/05].