Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Facebook deve superar Orkut até 2012

Folha de S. Paulo, 16/4

Camila Fusco

Facebook deve superar Orkut até 2012

A audiência do Facebook deverá superar a do Orkut entre internautas brasileiros em cerca de um ano.

Segundo números da consultoria comScore, que avalia a navegação residencial e corporativa, em março o Facebook chegou a 19 milhões de usuários, mais que o triplo do mesmo mês de 2010.

Já o Orkut chegou a 33,6 milhões de usuários, crescimento de 32% sobre os 25,4 milhões registrados em março do ano passado.

‘Ao longo dos próximos seis meses, o Facebook deverá crescer a taxas mensais entre 5% e 10%, o que torna possível que a rede social ultrapasse o Orkut entre o fim do ano e o início de 2012’, afirma Alex Banks, vice-presidente da comScore para a América Latina.

A rede social do Google cresce ao ritmo médio de 3% ao mês desde o início do ano passado e já chegou a registrar até mesmo variações negativas em audiência.

A aproximação do Facebook pode ser ainda mais rápida se a rede repetir, nos próximos meses, o ritmo de crescimento verificado entre dezembro e fevereiro.

No período, a média mensal foi de 20%. Com esses números, a rede de Mark Zuckerberg consegue alcançar o Orkut em junho, com 37,1 milhões de usuários, ante 35 milhões do rival.

‘O crescimento de 20% ao mês do Facebook não é sustentável. Fatores como férias escolares podem ter influenciado a alta expressiva no período’, afirma Banks.

Segundo o especialista, o patamar considerado realista foi verificado entre fevereiro e março, quando a audiência cresceu 6,4%.

TEMPO DE NAVEGAÇÃO

Apesar do crescimento do Facebook, o Orkut ganha em tempo de navegação.

Em março, os internautas navegaram em média 266 minutos na rede social do Google, ante 52 minutos gastos no Facebook.

‘O Orkut continua como a rede social dos brasileiros. O Facebook é a rede social global, e seu crescimento não quer dizer que só exista espaço para um dos dois sites.’

É na coexistência que apostam as empresas que investem na publicidade digital nas duas redes sociais.

‘O Facebook tem um público mais segmentado e está sendo usado para conteúdos de relacionamento no dia a dia, enquanto o Orkut é visto para ações de massa’, diz Andre Zimmermann, diretor da agência Havas Digital.

LAN HOUSES

O estudo atual da comScore só avalia acessos residenciais e corporativos e não considera LAN houses, o que pode distorcer os dados totais de audiência no país.

De acordo com o estudo mais recente do Comitê Gestor da Internet, as LAN houses respondem por 52% dos acessos da classe C.

São elas a grande porta de entrada do Orkut no país.

Folha de S. Paulo, 16/4

Twitter recusa oferta de US$ 10 bi do Google, diz revista

O Twitter recusou uma oferta de compra feita pelo Google, de US$ 10 bilhões, de acordo com reportagem da revista ‘Fortune’.

Segundo a publicação, outras empresas que avaliaram a compra do microblog foram o Facebook e a Microsoft, apesar de nunca ter sido feita uma oferta formal de aquisição.

O Twitter tem hoje 200 milhões de perfis, dos quais 10% usam o serviço ao menos uma vez por mês.

Outros problemas apontados pela revista foram: a troca constante de gestão (três presidentes em três anos) e o baixo faturamento com publicidade, de US$ 45 milhões no ano passado. Como efeito de comparação, o Facebook levantou US$ 1,9 bilhão.