Sábado, 23 de Março de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1029
Menu

ENTRE ASPAS >

Facebook gera polêmica ao mudar política de uso

23/02/2009 na edição 526

Duas semanas após gerar polêmica ao alterar seus termos de uso, o sítio de relacionamento social Facebook voltou atrás na decisão. A página havia estipulado que poderia manter cópias de todas as mensagens, ações e atualizações de todos os usuários mesmo depois que eles deixassem de participar da rede. Até então, a política do Facebook era apagar todas as informações de um usuário se ele optasse por tirar seu perfil do sítio.

A mudança nas regras irritou internautas e levou a protestos online, com milhares de usuários da rede e ativistas pela privacidade na internet em campanha para que o maior sítio de relacionamento social do mundo voltasse a fazer uso de sua antiga política.

Durante a controvérsia, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, chegou a defender a mudança e a sugerir que os usuários deveriam confiar no sítio. Pouco tempo depois, entretanto, a companhia decidiu voltar atrás. Em mensagem aos internautas com perfil na rede, o Facebook declarou que voltaria aos termos e condições de uso anteriores, pelo menos por enquanto. ‘Nos últimos dias, recebemos muito feedback sobre os novos termos. Por causa desta resposta, decidimos retornar aos termos de uso antigos enquanto resolvemos as questões levantadas pelas pessoas’, afirmou o sítio.

De olho

Como a empresa deixou claro que pretende apenas adiar as mudanças até resolver ‘problemas’ apontados pelos internautas, ativistas online prometem ficar de olho nas próximas ações do Facebook. A rede social, que recentemente ultrapassou o MySpace em popularidade, conta com 175 milhões de usuários em todo o mundo.

Esta não é a primeira vez que o Facebook irrita seus membros. Em 2006, o sítio lançou uma ferramenta que mostrava automaticamente as atualizações de um perfil aos amigos daquela pessoa. Muitos internautas reclamaram, na ocasião, alegando que se tratava de uma invasão de seus direitos. A rede, então, implementou o serviço, que hoje é considerado um de seus principais atrativos. Informações de Bobbie Johnson [Guardian.co.uk, 18/2/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem