Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MONITOR DA IMPRENSA > CONTROVÉRSIA

Facebook remove fotos de amamentação da rede

08/01/2009 na edição 519

A rede social online Facebook gerou polêmica ao remover fotografias de mães amamentando seus filhos, por ‘expor demais’ os seios das mulheres. Segundo Barry Schnitt, porta-voz do Facebook, não há problema com a maior parte das fotos de amamentação, pois elas respeitam os termos de uso do sítio, mas outras são removidas para garantir que qualquer tipo de usuário – incluindo crianças – possa acessá-lo.


‘Fotos com seios totalmente expostos [que mostrem o mamilo, por exemplo] violam estes termos [de proibição de material sexualmente explícito, obsceno ou pornográfico]’, explica Schnitt, ressaltando que as imagens removidas são ‘denunciadas’ por reclamações de outros usuários.


Abaixo-assinado


Alguns membros do sítio, entretanto, ficaram enfurecidos com a decisão e criaram um abaixo-assinado intitulado ‘Ei, Facebook, amamentação não é obscenidade!’. O grupo já organizou uma ‘amamentação virtual’ no Facebook e uma pequena manifestação do lado de fora dos escritórios da empresa, em Palo Alto, na Califórnia. A petição já reuniu mais de 80 mil assinaturas e 10 mil comentários, reacendendo a discussão sobre amamentação em lugares públicos. ‘Acho ofensivo que o Facebook remova minha foto e não um quiz sobre as posições do Kama Sutra’, escreveu uma das mães indignadas.


A rede social, que possui mais de 120 milhões de usuários, não se intimidou com os protestos e mantém sua decisão. Segundo Schnitt, a companhia fez um teste e pediu a várias organizações de mídia americanas que publicassem um anúncio mostrando uma mãe amamentando seu filho com o seio completamente exposto. Nenhuma aceitou. ‘Obviamente, um jornal e o Facebook são coisas diferentes, mas a base das políticas de conteúdo é a mesma’, defende. Informações de Belinda Goldsmith [Reuters, 30/12/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem