Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1059
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Família de escritor faz doação a instituto de proteção a jornalistas

12/11/2010 na edição 615

A família do escritor e jornalista sueco Stieg Larsson, morto em 2004, doou 50 mil euros para o International News Safety Institute (INSI), para proteção de jornalistas. Larsson, que escreveu a popular Trilogia Millenium, sobre as atividades de um jornalista investigativo, é também autor de um guia sobre segurança de profissionais de imprensa voltado a repórteres suecos, que será atualizado em breve e relançado pela Federação Sueca de Jornalistas.


O escritor morreu aos 50 anos, vítima de uma ataque cardíaco. Ele não deixou testamento, o que levou que seu irmão e seu pai disputassem na justiça com sua companheira de longa data, Eva Gabrielsson, pelos direitos das obras. O irmão e o pai de Larsson decidiram fazer a doação após um encontro este ano com Aidan White, secretário-geral da Federação Internacional de Jornalistas e tesoureiro do INSI, e Arne Konig, presidente da Federação Européia de Jornalistas e vice-presidente da Federação Sueca de Jornalistas. Eles discutiram como o legado jornalístico de Larsson poderia ser aproveitado para ajudar o trabalho do INSI. ‘O apoio para o instituto é um reconhecimento do compromisso de Larsson para uma cultura de segurança no jornalismo’, diz White. ‘É um assunto que é uma referência constante em seus livros, que ilustram os perigos enfrentados por jornalistas e suas fontes quando expõem casos de corrupção’.


A Trilogia Millenium já vendeu cerca de 27 milhões de cópias em 40 países. O primeiro livro, Os homens que não amavam as mulheres (que em inglês foi batizado de A Menina com a tatuagem de dragão), ganhou uma versão sueca para o cinema, e deve ser refilmado em Hollywood. Informações de Roy Greenslade [The Guardian, 10/11/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem