Domingo, 21 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1033
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Federação critica conglomerado francês

20/07/2004 na edição 286

A Federação Européia de Jornalistas se juntou a jornalistas franceses e a outros trabalhadores do setor, na semana passada, para protestar contra a concentração de mídia no país que, segundo eles, ‘ameaça o pluralismo e a diversidade’.

‘Há o perigo de que a França siga os passos da Itália em condições que são maléficas para a democracia – quando o poder da mídia é concentrado nas mãos de poucos’, afirmou Aidan White, secretário geral da Federação.

A concentração tornou-se particularmente preocupante em junho, quando o conglomerado industrial GIMD, de Marcel Dassault, arrebatou a maior parte das ações da companhia de imprensa Socpresse. Há duas semanas, o canal de televisão privado TF1 – e parte da companhia pública Bouygues – anunciou que também pretende se juntar ao bolo.

A Comissão Européia permitiu que o GIMD comprasse 82% das ações da Socpresse, que publica cerca de 70 jornais, entre eles o Le Figaro e o L’Express. Originalmente, o GIMD fabrica armas e produtos para a aeronáutica. A família de Dassault é próxima ao governo; seu filho é membro do parlamento francês.

A outra grande companhia de mídia do pais é a Lagardère-Hachette, que faz parte do conglomerado Lagardère, outro grande produtor de armamentos. Juntas, Lagardère e Socpresse possuem mais de 70% da imprensa francesa.

A Federação Européia de Jornalistas pede que a Comissão Européia reconsidere o caso da aliança entre a Socpresse e o TF1 sob as regras de competição. ‘Há mais questões a serem colocadas aqui além de se pensar em termos de mercado’, afirmou White. ‘Mais importante, esta junção é boa para a democracia?’. As informações são da International Federation of Journalists [12/7/04].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem