Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Filme de Moore consegue distribuidor

O cineasta Michael Moore conseguiu um distribuidor para seu premiado documentário Fahrenheit 9/11. O filme, que estreará nos EUA em 25/6, será distribuído em uma parceria entre a Lions Gate Films, a IFC Films e o Fellowship Adventure Group, criado por Harvey e Bob Weinstein especialmente para comercializar o documentário. Fahrenheit 9/11, que recentemente venceu o prêmio máximo do Festival de Cinema de Cannes, critica a resposta do presidente americano George Bush aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 e faz conexões entre a família do presidente com a de Osama bin Laden. Os irmãos Weinstein, que dirigem a Miramax Films, compraram os direitos do filme da Walt Disney Company, empresa dona da Miramax e que se recusou a distribuí-lo. Harvey e Bob anunciaram que eles próprios vão controlar a distribuição e o marketing do documentário. O executivo-chefe da Disney Michael Eisner afirmou que a companhia ‘não queria comercializar o filme no meio do processo político’ porque acreditava que seus consumidores não gostariam que eles tomassem posições políticas. Em um acordo finalizado há duas semanas, os Weinstein pagaram de volta à Disney todos os custos do filme, estimados em cerca de US$ 6 milhões. Informações de Gary Gentile [AP, 1/6/04].



TV britânica contra a obesidade

Anúncios publicitários de junk food não poderão mais ser transmitidos durante os programas de TV infantis da Grã-Bretanha. A decisão patrocinada pelo governo faz parte de um esforço para reduzir a obesidade infantil no país. Legisladores do Partido Trabalhista, que sempre criticaram o governo por falhar na abordagem do assunto, esperam que o anúncio oficial seja feito na conferência anual do partido, em setembro. O secretário de saúde, John Reid, tomou a decisão de banir os comerciais ‘engordativos’ a partir de um relatório feito pela House of Commons, que alertava para o aumento dos níveis de obesidade em jovens. De acordo com a pesquisa, aproximadamente 1.150 anúncios relacionados a este tipo de comida são veiculados por dia na TV. Informações de Media Life [1/6/04].