Terça-feira, 24 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº963

MONITOR DA IMPRENSA > COPA DO MUNDO

Final entre Alemanha e Argentina bate recorde nas redes sociais

Por lgarcia em 15/07/2014 na edição 807

Tradução: Fernanda Lizardo, edição de Leticia Nunes. Com informações de Mark Sweney [“World Cup final breaks Facebook and Twitter records”, The Guardian, 14/7/14]; de David Cohen [“WORLD CUP: Final Match Is Top Sporting Event In Facebook’s History”, All Facebook, 14/7/14]; e de Anne-Marie Tomchak [“#BBCtrending: Social media reaction to #WorldCupFinal”, BBC, 14/7/14]

A vitória da Alemanha sobre a Argentina na final da Copa do Mundo, no domingo [13/7], quebrou recordes mundiais no Twitter e se tornou o maior evento esportivo na história do Facebook

#WorldCupFinal no Twitter

Na rede de microblogs houve um pico de 618.725 tuítes por minuto (TPM). O recorde anterior era de 580.166 TPM, durante a partida Brasil x Alemanha, na qual a seleção brasileira foi derrotada por 7 a 1.

No entanto, o total de 32,1 milhões de tuítes enviados durante a final não foi o suficiente para quebrar o recorde estabelecido pelas 35,6 milhões de mensagens publicadas durante o jogo entre Brasil e Alemanha, no dia 8/7.

A frase “Deutschland ist Weltmeister” (“A Alemanha é a campeã do mundo”) entrou nos Trending Topics mundiais logo após o apito final e uma das hashtags mais usadas foi #WorldCupFinal, reproduzida mais de um milhão de vezes em 24 horas.

Embora tenham perdido, os fãs argentinos também demonstraram lealdade à sua seleção, colocando as hashtags #HeroesArgentinos e #ArgentinaCampeonBrasil2014 dentre os Trending Topics mundiais.

Facebook supera marca do Super Bowl

De acordo com a equipe de dados do Facebook, 88 milhões de usuários interagiram no mundo todo durante a final da Copa. Foram registradas mais de 280 milhões de manifestações na rede de Mark Zuckerberg, entre postagens, comentários e “curtidas”. O recorde anterior era de 245 milhões de interações, ocorridas durante a edição de 2013 do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano.

Os cinco momentos mais comentados no Facebook foram:

** O apito final.

** O único gol da partida, marcado por Götze, da seleção alemã, aos 7 minutos do segundo tempo da prorrogação.

** A cobrança de falta de Messi, da Argentina, já no finalzinho da partida (a bola foi chutada bem acima do travessão).

** Messi ganha a Bola de Ouro como o melhor jogador do torneio.

** Gonzalo Higuaín, da Argentina, tem um gol anulado por impedimento aos 21 minutos do primeiro tempo.

As faixas etárias que mais interagiram durante a partida:

** Homens de 18 a 24 anos

** Homens de 25 a 34 anos

** Mulheres de 18 a 24 anos

** Mulheres de 25 a 34 anos

** Homens de 35 a 44 anos

Os países que mais interagiram no Facebook durante o jogo foram EUA (10,5 milhões), Brasil (10 milhões), Argentina (mais de 7 milhões), Alemanha (5 milhões) e Indonésia.

Os dois jogadores mais citados foram Mario Götze, da Alemanha, responsável pelo único gol da partida, e Lionel Messi, atacante da seleção argentina e contemplado com o prêmio de melhor jogador desta Copa.

Os cinco jogadores em campo mais mencionados da seleção alemã foram Mario Götze, Thomas Müller, Miroslav Klose, Mesut Özil e Bastian Schweinsteiger. E os cinco mais citados da seleção argentina foram Lionel Messi, Javier Mascherano, Gonzalo Higuaín, Ezequiel Lavezzi e Sergio Agüero.

O fenômeno Podolski

Depois de fazer sucesso no Twitter ao publicar mensagens de apoio ao Brasil em português, o jogador alemão Lukas Podolski se provou mais um fenômeno na internet: uma selfie em que recebe um beijo na bochecha de Bastian Schweinsteiger, seu companheiro de time, tirada logo após a conquista do tetracampeonato mundial, foi retuitada mais de 88 mil vezes e marcada como favorita por mais de 78 mil usuários.

 

 

E uma foto de Podolski ao lado da chanceler alemã Angela Merkel rendeu mais de 25 mil retuítes e foi marcada como favorita mais de 29 mil vezes.

Os mais buscados no Google

Os nomes de jogadores mais pesquisados ??no Google durante toda a Copa foram Neymar, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

As estatísticas do Google também mostram que os memes da Copa do Mundo mais procurados foram sobre Luiz Suárez (atacante da seleção uruguaia que ganhou notoriedade após morder o zagueiro da seleção italiana Giorgio Chiellini); Tim Howard (goleiro da seleção americana notório por grandes defesas realizadas contra a seleção belga); e Arjen Robben (meio-campista da seleção holandesa que destacou-se no campeonato mundial com suas jogadas habilidosas).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem