Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Folha de S. Paulo

CAMPANHA
Fernando Barros de Mello

Senadores terão mais tempo de TV em 2010

‘A instrução 131 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), publicada em 31 de dezembro de 2009, aumentou em cinco minutos o tempo da propaganda eleitoral gratuita para os senadores nas eleições de 2010 e retirou o mesmo tempo de candidatos a deputado estadual, distrital e governador.

A mudança já estava prevista na minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado e por isso foi regulamentada agora pelo TSE. A reivindicação foi levada pelo DEM, mas foi aprovada por todos os partidos.

Segundo a instrução do TSE, o horário na TV dos senadores terá 15 minutos -das 13h35 às 13h50 e das 21h05 às 21h20. Os dias serão segundas, quartas e sextas-feiras.

Os candidatos a governador perderam dois minutos na comparação com eleições anteriores e agora terão 18 minutos, também às segundas, quartas e sextas (das 13h às 13h18 e das 20h30 às 20h48).

Os candidatos a deputado estadual e distrital perderam três minutos e agora terão 17 minutos em cada período da propaganda nos três dias (das 13h18 às 13h35 e das 20h48 às 21h05).

A propaganda eleitoral na TV para candidatos à Presidência permanece com o mesmo tempo: às terças e quintas-feiras e aos sábados, das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55.

A propaganda eleitoral gratuita irá de 17 de agosto a 30 de setembro de 2010. Segundo o relator da minirreforma eleitoral na Câmara, deputado federal Flávio Dino (PC do B-MA), a mudança vale apenas para os anos em que existem duas vagas em disputa ao Senado.

Nas últimas eleições, o DEM perdeu espaço nos governos estaduais e na Câmara Federal, mas ainda mantém a segunda bancada de senadores (14), ao lado do PSDB. O partido só perde para o PMDB (17).

Cesar Maia, ex-prefeito do Rio de Janeiro e pai do presidente do DEM, Rodrigo Maia, é candidato ao Senado neste ano.’

 

PIRATARIA
Larissa Guimarães

Filme sobre vida de Lula vai integrar campanha antipirataria do governo

‘O longa ‘Lula, o Filho do Brasil’ foi um dos filmes escolhidos pelo Ministério da Justiça para integrar projeto-piloto de combate à pirataria.

O ministério acompanhará outros nove filmes nacionais, com lançamento no período de outubro de 2009 a dezembro de 2010. Entre eles, ‘Besouro’, ‘Salve Geral’ e ‘Xuxa e o Mistério de Feiurinha’.

O projeto envolve três frentes, que vão desde o aumento de operações de fiscalização (com Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal) a orientação a produtores e exibidores sobre ações antipirataria.

Uma das principais ações, segundo o ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, é uma campanha de conscientização, que será veiculada em cinemas, na TV e incluída também em DVDs.

De acordo com Barreto, a própria indústria cinematográfica tem incluído nos DVDs peças de campanhas contra a pirataria, mas a linguagem não foi ‘captada’ pelo público brasileiro.

‘Os filmes [peças publicitárias] feitos até hoje têm seu mérito, mas não adianta chamar o consumidor de criminoso’, disse, referindo-se a campanhas que associam pirataria a outros crimes. A campanha deve ser veiculada a partir de março. ‘Nossa linha vai tentar trazer uma nova comunicação, voltada para [o tema] ‘o que é correto’.’

Procurada, a assessoria da produtora que realizou o filme sobre Lula informou que não localizou porta-vozes para falar sobre a campanha.’

 

TELEVISÃO
Lúcia Valentim Rodrigues

Boas comédias dominam estreias no ‘mês de ‘Lost’

‘A data do início do fim para ‘Lost’ se aproxima. Os fãs já marcaram em seu calendário o dia 2 de fevereiro, quando estreia a sexta temporada nos EUA. No Brasil, chegará ao AXN na semana seguinte.

Talvez por isso os canais pagos tenham preferido apostar nas comédias nos lançamentos de fevereiro. O Sony dá início aos trabalhos, com a quarta temporada de ‘Ugly Betty’, no dia 3. Nas novidades, o dia seguinte reúne as estreias de ‘Accidentally on Purpose’, ‘Cougar Town’ e ‘Community’.

O destaque é ‘Cougar Town’, com a ex-’Friends’ Courteney Cox. Ela é uma mãe enxuta e recém-divorciada que resolve passar a se relacionar com homens mais novos, da idade de seu filho adolescente.

Já ‘Community’ tem um riso meio forçado ao falar de um advogado que volta para o colégio quando seu diploma é cancelado. Nessa escola, há outros desajustados que fazem par com ele, como uma mulher perdida entre várias profissões e um viciado no que há de mais lixo da cultura pop. Chevy Chase está quase irreconhecível, quase careca e com uma barriga bastante proeminente.

‘The United States of Tara’, no dia 8, na Fox, fecha essa grade de risadas. Estrelada por Toni Collette, tem roteiro de Diablo Cody (que levou o Oscar por ‘Juno’). A história trata de uma dona de casa que tem um distúrbio emocional e desenvolve múltiplas personalidades -até uma masculina.

Falando de temas ‘sérios’, a HBO estreia a minissérie ‘The Prisoner’ no dia 6. Com seis episódios, a ficção científica fala sobre um homem (Jim Caviezel) que aparece sem mais explicações em uma vila em que os moradores são identificados apenas por números.

Ele vai tentar voltar para Nova York, mas vai acabar se confrontando com Dois, a autoridade máxima do lugar, interpretado por Ian McKellen (‘O Senhor dos Anéis’).

Mais para o final do mês, no dia 21, o Sony ainda terá a estreia de ‘Royal Pains’. Aqui, um médico com a carreira em ascensão em Nova York passa a atender velhos bilionários em suas mansões após perder um paciente e entrar em crise.

Ainda sem um dia definido, o canal Space lança ‘Dark Blue’, série policial produzida por Jerry Bruckheimer sobre um grupo infiltrado no submundo. Oficialmente, eles não existem. São agentes secretos especializados em entrar no meio criminoso e desbaratar vendas de armas e drogas em Los Angeles.

Definitivamente, para quem não quiser roer as unhas com ‘Lost’, é um mês para rir.’

 

‘24 Horas’ estreia oitavo ano nos EUA

‘O seriado ‘24 Horas’ estreia sua oitava temporada amanhã, nos EUA. Ambientado em Nova York, é estrelado por Kiefer Sutherland como o agente Jack Bauer, que deixa de lado sua aposentadoria para salvar os EUA de um complô terrorista. Cada temporada reproduz 24 horas na vida dele.

Ainda não há uma data prevista para a chegada da série na Fox brasileira. Na TV aberta, a Globo estreia no dia 1º de fevereiro o sétimo ano do programa.’

 

CINEMA
Jornal é condenado por fotos de Polanski

‘O diário francês ‘Le Parisien’ foi condenado ontem pela Justiça francesa a pagar uma multa de 3 mil ao cineasta Roman Polanski e à sua esposa, a atriz Emmanuelle Seigner, por ter publicado três fotos da família durante a prisão domiciliar do cineasta na Suíça, no ano passado. A decisão considera as imagens como ‘atentado à vida privada’ do casal, que pedia inicialmente condenação de 40 mil.’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Terra Magazine

Veja

Tiago Dória Weblog