Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Fotos levantam suspeitas sobre saúde de líder

14/10/2008 na edição 507

A imprensa sul-coreana levantou dúvidas sobre imagens do líder da Coréia do Norte, Kim Jong-il, veiculadas pela TV estatal norte-coreana no sábado (11/10), afirmando que podem se tratar de fotos antigas e possivelmente tiradas antes de seu suposto problema de saúde.

As imagens, que mostram Kim Jong-il inspecionando uma unidade militar feminina, fariam parte de uma campanha para provar que o líder está saudável – depois que agências de inteligência dos EUA e da Coréia do Sul alegaram que ele teria sofrido um derrame cerebral em agosto. Nas fotografias – as primeiras em dois meses –, Kim Jong-il aparece de óculos escuros e com aspecto saudável.

Folhas verdes

A mídia sul-coreana levou em conta o ambiente mostrado nas imagens para acusar o governo de fraude. As folhas das árvores ao fundo das fotos estão verdes, o que representaria o meio do verão e não as últimas semanas, quando já teriam mudado de cor. O jornal JoongAng Ilbo citou um especialista em horticultura da Universidade Nacional de Seul para corroborar sua tese. ‘Há poucas chances de que estas fotos tenham sido tiradas em outubro’, atestou ele.

O estado de saúde do líder norte coreano e seu paradeiro estão entre os mais bem guardados segredos do país comunista. Na semana passada, ele não compareceu a uma comemoração pelo aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coréia. Uma semana antes, a mídia estatal noticiou que ele teria ido a uma partida de futebol, na primeira menção de aparição pública em quase dois meses. Em setembro, Kim Jong-il também não foi visto em uma parada militar pelos 60 anos da fundação do Estado comunista. Informações de Jack Kim [Reuters, 13/10/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem