Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MONITOR DA IMPRENSA > STREET VIEW

França aplica multa recorde ao Google

22/03/2011 na edição 634

O Google foi multado em 100 mil euros na França por coletar informações privadas enquanto capturava imagens de ruas para o serviço Google Street View. A multa recorde foi imposta pela Comissão Nacional para a Liberdade de Informação (CNIL, em francês), órgão que regula a privacidade de dados no país. O Google Street View, lançado em 2007, fornece imagens panorâmicas de ruas de cidades em diversos países.

Quando chegou à Europa, no entanto, a companhia americana teve de enfrentar protestos por temores de invasão de privacidade – um carro da empresa, munido de câmeras no topo, passeia pelas ruas das cidades tirando fotos que vão parar na internet. Para piorar a situação, o Google admitiu, em 2010, que os carros usados para a coleta de imagens também estavam, sem querer, capturando dados de redes de internet sem fio, incluindo informações de e-mails e senhas.

Segundo a CNIL, o Google se comprometeu a apagar todos os dados privados coletados inadvertidamente. O órgão determinou, entretanto, que a empresa merece ser punida porque capturou informações pessoais sem que as pessoas envolvidas tivessem conhecimento. Informações da AFP [21/3/11].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem