Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Funcionários insatisfeitos após compra pela AOL

Desde que a AOL comprouo Huffington Post de Arianna Huffington em fevereiro por US$ 315 milhões, a maior parte da cobertura subsequente focou nas demissões dos funcionários da AOL; na contratação de repórteres experientes (muitos deles do New York Times); e nas conversas de Arianna com o editor-executivo do jornal, Bill Keller. No entanto, pouco foi escrito sobre os funcionários do HuffPo.

Muitos deles estavam com Arianna por anos e foram, em diversos níveis, responsáveis por tornar o site valioso. Acontece que muitos deles não estão felizes. Um ex-funcionário do HuffPo descreveu como “brutais” as semanas pós-fusão. Outro relatou ter sido um período horrível.

Diante desta revelação, não é de se espantar que nas últimas duas semanas o HuffPo tenha perdido um bom número de seus colaboradores de longa data, tanto na equipe editorial quanto na tecnológica. Ryan McCarthy, editor de economia do site, está indo para a Reuters para ser subeditor. Jai Singh, que se tornou chefe de redação do HuffPo em 2009, deixou a empresa no começo do mês para assumir como editor-chefe do Yahoo!. A editora de estilo Anya Strzemien juntou-se ao site XOJane.com. Rob Fishman, encarregado das mídias sociais, está a caminho da saída, assim como Jeff Revesz, que criou o algoritmo que o site usa para moderar conteúdo.

Não é incomum ver saídas após uma fusão. Mas nenhum deles foi forçado a sair. Na realidade, o clima “tóxico” ficou tão ruim que estava deixando os colaboradores infelizes. “O HuffPo costumava ser um lugar que nos apoiava, com todos juntos. Mas agora é o lugar do 'não'”, desabafou um colaborador. Informações de Glynnis MacNicol [Business Insider, 25/5/11].