Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

MONITOR DA IMPRENSA > REINO UNIDO

Gays têm representação negativa na TV

27/07/2010 na edição 600

Um estudo realizado pela organização britânica Stonewall concluiu que a televisão no Reino Unido representou os homossexuais de maneira ‘positiva e realista’ por apenas 46 minutos em 126 horas de programação analisada nos canais BBC1, ITV1, Channel 4 e Five. No resto do tempo, eles foram mostrados como estereótipos promíscuos ou alvo de piadas.

Os pesquisadores analisaram os 20 programas mais populares entre os jovens britânicos por 16 semanas, entre setembro de 2009 e janeiro de 2010. Gays, lésbicas e bissexuais apareceram em cinco horas e 43 minutos da programação – na maior parte do tempo, em novelas e reality shows. De acordo com o estudo, os gays são quase invisíveis em séries dramáticas e shows de talentos. O Stonewall concluiu que, em 36% do tempo de aparição na TV, eles foram representados de maneira negativa; em 31%, a representação foi realista, mas os personagens apareciam em meio a tristeza ou sofrimento. Na BBC1, lésbicas foram mostradas em apenas 29 segundos de quase 40 horas de programação. Além disso, jovens gays de 17 e 18 anos afirmaram que não se identificam com os gays que vêem na TV.

Preconceito e educação

‘Não é surpresa que ainda exista uma homofobia quase endêmica nas escolas britânicas quando, até quando aparecem nos programas de TV assistidos pelos jovens, os gays são representados de maneira depreciativa’, afirmou Ben Summerskill, executivo-chefe do Stonewall, que é hoje a maior organização em defesa dos direitos gays na Europa.

Summerskill se refere a uma pesquisa de 2009 em que 71% dos professores entrevistados disseram acreditar que a linguagem anti-gay na mídia afeta a agressão contra homossexuais nas escolas. Três em cada cinco professores disseram que vêem com frequência ameaças e intimidações contra alunos gays. Com informações de Tim Lusher [Guardian.co.uk, 22/7/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem