Domingo, 16 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1041
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Google lança projetos com foco em jornalismo cidadão

Por Leticia Nunes em 30/06/2015 na edição 857

O Google anunciou, em junho, três projetos com foco no chamado jornalismo cidadão, produzido com a ajuda de uma rede de usuários. O primeiro deles, batizado de YouTube Newswire, é uma parceria do site de vídeos YouTube com a empresa Storyful, especializada em verificar a veracidade de conteúdo postado por usuários nas redes sociais. O YouTube Newswire irá disponibilizar vídeos com conteúdo noticioso produzidos por usuários, que serão checados pelo Storyful.

No ano passado, o Storyful lançou um projeto similar ao YouTube Newswire, o FB Newswire, que seleciona e verifica conteúdo postado por usuários no Facebook. Não é a primeira vez que a empresa irlandesa, que foi comprada no fim de 2013 pela News Corp, trabalha em conjunto com o Google. Em 2011, as duas companhias firmaram uma parceria na cobertura da Primavera Árabe.

O segundo projeto lançado pelo Google é o First Draft Coalition, um grupo de trabalho formado por agências de notícias focadas em jornalismo cidadão. Os participantes irão contribuir para criar um site de treinamento de verificação e ética, que contará com ferramentas de pesquisa. Entre os membros participantes estão o Eyewitness Media Hub, Reported.ly, Bellingcat, Emergent, Verification Junkie e o Storyful.

Algumas das agências do First Draft Coalition já realizam trabalhos de estudo. O Storyful tem um grupo no Google Plus chamado de Open Newsroom em que jornalistas e não jornalistas dividem recursos. O Bellingcat, do blogueiro Eliot Higgins, já produziu relatórios detalhando como ele utilizou material postado nas redes sociais para reportar os conflitos na Ucrânia.

O último dos três projetos do Google, o WITNESS Media Lab, tem como parceiro a organização sem fins lucrativos WITNESS, especializada em treinar não jornalistas a reportar sobre injustiças e violações aos direitos humanos ao redor do mundo. O Google planeja que a iniciativa resulte em uma série de projetos com foco em direitos humanos. O primeiro deles irá utilizar vídeos de cidadãos para explorar a questão da brutalidade policial nos EUA.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem