Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

MONITOR DA IMPRENSA > CENSURA

Google pode deixar a China em abril

19/03/2010 na edição 581

De acordo com artigo publicado nesta sexta-feira (19/3) pela Bloomberg News, citando o jornal China Business News, o Google deve encerrar suas operações na China no dia 10/4. A previsão é de que a saída seja anunciada na próxima segunda-feira, 22. O jornal com sede em Xangai atribui as informações a um funcionário do Google na China, que não teve sua identidade revelada. Oficialmente, a empresa não confirma a data. Procurada pela Bloomberg, a porta-voz do Google em Tóquio, Jessica Powell, não quis comentar o assunto.


O Google, que entrou no mercado chinês em 2006, ameaçou encerrar sua colaboração com a censura imposta à internet pelo governo em janeiro, depois de suspeitas de que um ciberataque a seu serviço de e-mail teria vindo do país com o objetivo de prejudicar dissidentes políticos. Para que possa operar seu sistema de buscas online em território chinês, a empresa americana tem que bloquear resultados de pesquisas considerados tabus por Pequim.


O governo e executivos do Google chegaram a conversar, mas nas últimas semanas não houve indícios de que se chegue a um resultado satisfatório para os dois lados, e a companhia de internet avisou que a chance de retirar seu serviço de busca do país era de ‘99%’.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem