Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Gordon Brown perde apoio do Sun

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, mostrou-se confiante esta semana com a reeleição, mesmo perdendo o apoio do tablóide The Sun, diário mais vendido do país. O Sun anunciou – com a manchete ‘O Partido Trabalhista perdeu o rumo’ – que passaria a apoiar os conservadores para as eleições do ano que vem, depois de ficar ao lado do Partido Trabalhista nos últimos três pleitos. ‘Há 12 anos, o Reino Unido estava pedindo por mudanças a um governo exausto e dividido. Hoje, queremos a mesma coisa’, escreveu o jornal, que pertence à News Corporation, do magnata de mídia Rupert Murdoch.


Estrategistas políticos consideram o apoio do tablóide crucial para ganhar votos. O momento do anúncio – oito meses antes da provável data das eleições e com Brown a caminho para a conferência do Partido Trabalhista em Brighton – foi pensado para causar o máximo de dano ao premiê. ‘O povo britânico decidirá as eleições, e não um jornal’, disparou Brown. O ministro dos Negócios, Peter Mandelson, também minimizou a perda: em um mundo cada vez ligado à internet, o apoio do Sun não tem mais tanta importância. ‘A verdade é que os jornais não têm nem a influência, nem a tiragem que um dia tiveram’, alfinetou.


Já o líder conservador David Cameron disse que o tablóide escolheu ‘um vencedor’. ‘Acho que eles viram o governo exausto e sem ideias. Eles estão vendo um Partido Conservador regenerado e renovado, pronto a servir’, afirmou. Os números das últimas pesquisas revelam que o Partido Trabalhista caiu para a terceira escolha (24% das intenções dos votos) na preferência dos eleitores, pela primeira vez desde 1982. Os Conservadores estão no topo, com 36% das intenções, seguidos pelo partido Liberal Democrata (25%). Informações de Guy Jackson [AFP, 30/9/09].