Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

MONITOR DA IMPRENSA > EGITO

Governo anuncia novas regras de TV às vésperas das eleições

14/10/2010 na edição 611

O Egito anunciou novas regras de mídia que colocarão todas as transmissões ao vivo, inclusive de talk shows e noticiários, sob o controle da TV estatal, noticiou a AP [13/10/10]. O órgão regulador de telecomunicações do país cancelou permissões de empresas privadas para fornecer serviços de transmissão ao vivo, requerendo que elas obtenham novas licenças.


Nader Gohar, proprietário de uma das empresas afetadas pela medida, a Cairo News Company, afirmou que os passos para se adquirir novas licenças não estão claros. Quem violar as normas pode ser condenado à prisão. ‘Tive que cancelar agendamento e transmissões de programas durante as eleições parlamentares’, contou. Em 2005, as transmissões ao vivo durante as eleições foram importantes para expor algumas das injustiças e violência no país.


As medidas do governo podem ser uma tentativa de autoridades para fortalecer o controle sobre a informação, na medida em que o cenário político torna-se cada vez mais tenso diante das eleições parlamentares, marcadas para novembro, e das eleições presidenciais, no próximo ano.


Há um descontentamento sobre a crescente pobreza e aumento no preço de alimentos. Figuras da oposição ganharam destaque e inspiram jovens ativistas a lutar por reformas democráticas. A resistência à ideia de que Hosni Mubarak passe a presidência a seu filho é crescente.


Contra a liberdade de expressão


Esta semana, o órgão regulatório também estabeleceu novas regras para empresas no que se refere ao envio de mensagens de texto via celular – passo que ativistas alegam que irá atrapalhar os esforços para mobilizar eleitores para o pleito. Na semana passada, o Sindicato de Jornalistas do Egito acusou o governo de censura à mídia de oposição. O jornal independente al-Dustour demitiu seu editor-chefe, o conhecido crítico Ibrahim Eissa.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem