Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Governo autoriza publicações estrangeiras

O governo indiano anunciou, na semana passada, que liberou as gráficas locais para a impressão de jornais estrangeiros no país. O ministro da Informação e Radiodifusão, Jaipal Reddy, acredita que esta ação dará aos leitores acesso a jornais internacionais sem atraso a preços moderados.

Norma do governo em vigor há 50 anos proibia que jornais estrangeiros fossem impressos na Índia. A editora do International Herald Tribune no país já vinha imprimindo seus títulos, através de um acordo com um parceiro local.

A mudança desta norma permite que o The Financial Times e o The Wall Street Journal comecem a ser impressos na Índia antes mesmo do fim deste ano. Até agora, a maioria dos jornais internacionais tinha que mandar por avião seus exemplares e vendê-los a preços 50 vezes mais caros e com atrasos de dias. Com a nova medida, os jornais locais não são prejudicados pela concorrência, pois os títulos internacionais são proibidos de modificar seu conteúdo ou publicar anúncios locais. Informações de Amelia Gentlemen [The International Herald Tribune,17/6/05].