Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Governo dos EUA não revela nomes…

O Los Angeles Times perdeu a batalha na justiça federal para que o governo revelasse os nomes das empresas de segurança privadas envolvidas em tiroteios no Iraque. O gesto foi encarado pelo jornal como uma rejeição ao Ato de Liberdade de Informação. A juíza do Distrito Federal Florence-Marie Cooper afirmou que a revelação poderia ‘dar vantagens aos insurgentes’ e ajudá-los a encontrar essas firmas de segurança.

Desde a invasão dos EUA no Iraque, há cerca de 3 anos e meio, o Pentágono tem confiado diversas tarefas, como a proteção de trabalhadores e de petrovias, a empresas privadas contratadas pelo governo.

Há tempos o LA Times tem tentado publicar reportagens sobre o papel de firmas contratadas no Iraque. Em abril o jornal pediu oficialmente que o exército fornecesse dados sobre os preocupantes incidentes envolvendo tiroteios. Em junho o Exército passou algumas informações, mas não revelou o nome das empresas. Segundo autoridades militares, revelar esses nomes e suas localizações pode favorecer o inimigo. Informações de David G. Savage [Los Angeles Times, 27/7/06].