Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

ENTRE ASPAS >

Governo lança canal de TV em árabe

28/07/2009 na edição 548

Após investir em canais em inglês, francês e espanhol, o governo da China lançou uma versão de sua emissora estatal em árabe com o objetivo de atingir o Oriente Médio e parte da Ásia. A iniciativa faz parte de um plano do Partido Comunista para expandir a influência do país no exterior. O novo canal da Central de Televisão da China (CCTV) será exibido em 22 países de língua árabe, atingindo cerca de 300 milhões de pessoas.

Segundo o vice-presidente da CCTV, Zhang Changming, o canal funcionará como ‘uma ponte para fortalecer a comunicação e a compreensão entre a China e os países árabes’, e terá notícias e programas educativos e de entretenimento. Além da ampliação da TV, as autoridades investem também no jornal Diário do Povo e na agência de notícias Xinhua. Já teriam sido implantados cerca de 12 bilhões de reais no projeto.

Apesar de seu acelerado crescimento econômico e aumento da influência global, a China ainda é bastante criticada no exterior por seu rígido sistema político, que restringe a liberdade de expressão e de imprensa. O governo tenta suavizar sua imagem internacionalmente, e já anunciou planos para um próximo canal. Desta vez, em russo. Informações do Guardian [26/7/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem