Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MONITOR DA IMPRENSA > AUSTRÁLIA

Governo promete guerra contra subsidiária da News Corp

05/09/2011 na edição 658

O governo da Austrália, de acordo com o Australian Financial Review, principal jornal de finanças do país, teria prometido entrar em guerra com a subsidiária australiana do grupo de mídia News Corporation depois da publicação de um artigo com informações erradas sobre a primeira-ministra Julia Gillard.

A política teria se irritado depois que o jornal The Australian, que pertence à News Ltd, publicou artigo de opinião que a ligava a um caso de fraude de verbas sindicais, ocorrido há 20 anos, envolvendo um antigo namorado. Julia afirmou que a reportagem violava “todos os padrões de jornalismo” e ameaçou tomar ações legais contra o jornal, que acabou se retratando: admitiu que não havia entrado em contato com a primeira-ministra para que ela pudesse responder à acusação e publicou um pedido de desculpas. A matéria foi posteriormente removida do site do Australian.

Pedante

Ainda assim, o presidente da News Ltd, John Hartigan, resolveu polemizar: classificou os comentários de Julia de decepcionantes e pedantes. Hartigan afirmou que as alegações falsas estavam em um artigo de opinião e que é muito raro que todas as partes envolvidas sejam citadas em artigos deste tipo.

A declaração de Hartigan teria irritado membros do governo. De acordo com o Australian Financial Review, diversos ministros acreditam que a coluna fazia parte de uma “campanha orquestrada” nos jornais australianos do magnata de mídia Rupert Murdoch, dono da News Corporation. Agora, o governo estaria considerando até cortar os anúncios estatais do jornal. Há ainda discussões sobre uma revisão das regras de concentração de empresas de mídia no país por conta de temores de que Murdoch, que é australiano e possui 70% dos jornais da Austrália, teria poder demais no mercado. Informações de Lisa O’Carroll [The Guardian, 1/9/11].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem