Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

ENTRE ASPAS >

Governo pune emissora por cobertura imprecisa

26/10/2006 na edição 404

O Ministério da Defesa do Reino Unido proibiu que repórteres da maior rede de TV comercial do país, a ITV News, acompanhem de perto o trabalho das tropas britânicas no Iraque e no Afeganistão – no chamado jornalismo embedded. O Ministério acusou a rede de fornecer uma cobertura imprecisa e intrusiva em uma série de reportagens divulgadas na semana passada sobre o tratamento dispensado aos soldados feridos retornando dos conflitos. Algumas matérias criticavam os cuidados hospitalares e o tratamento psicológico de estresse pós-traumático recebidos pelas tropas.


Até que o mal-entendido seja resolvido, os funcionários da ITV News não poderão, portanto, acompanhar o Exército britânico em zonas de guerra. ‘O Ministério da Defesa está preocupado com a divulgação de informações imprecisas; imagens de soldados feridos também foram mostradas sem a permissão deles’, informou um porta-voz do Ministério em condição de anonimato.


Executivos da rede pediram a Gus O´Donnell, secretário de gabinete do primeiro-ministro Tony Blair, para intervir no caso. ‘Estamos em contato com o Ministério da Defesa sobre o assunto e buscamos uma explicação sobre quais restrições foram impostas a nossos repórteres’, afirmou o editor-chefe David Mannion. Informações de David Stringer [Associated Press, 24/10/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem