Segunda-feira, 21 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº987
Menu

ENTRE ASPAS > CHINA

Governo vai criar ferramenta de buscas online

17/08/2010 na edição 603

O governo da China nunca foi discreto no controle sobre os veículos de comunicação do país. Talvez por isso não venha como surpresa a notícia de que tenha decidido criar uma ferramenta de buscas na internet. A China tem o maior número de internautas do mundo. São mais de 420 milhões deles. O país tem também o maior número de assinantes de planos de telefonia celular – mais de 800 milhões. Ainda que companhias privadas tenham papel relevante no mercado, o governo sempre exerceu um rigoroso controle sobre elas, censurando conteúdo que considera perigoso ou sensível.

Agora, ao que parece, as autoridades resolveram ampliar sua atuação nesta dinâmica já desequilibrada. Na semana passada, a estatal China Mobile, maior companhia de celulares do mundo, e a agência de notícias oficial Xinhua assinaram um acordo para a criação de uma joint venture.

A nova empresa deve rivalizar diretamente com a companhia privada Baidu, que opera a principal ferramenta de buscas online do país. O alcance da Baidu no mercado chinês, que já era significativo, aumentou depois do desentendimento do Google com o governo, no início do ano. Também na semana passada, o maior portal de comércio online do país, o Alibaba, anunciou que, junto com um fundo de seu presidente, compraria 16% da ferramenta de buscas Sogou, que pertence ao portal chinês Sohu.com. O portal americano Yahoo detém 40% do Grupo Alibaba. Informações do New York Times [13/8/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem