Sábado, 17 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1050
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Governo aperta cerco contra blogueiros

15/08/2006 na edição 394

Autoridades do governo iraniano estão prendendo e pressionando blogueiros numa empreitada para censurar manifestações de opinião via internet após a eleição do presidente linha-dura Mahmoud Ahmadinejad no ano passado.

O trabalho do censor de internet é intenso e complexo. Seus alvos incluem conteúdo sexual, política internacional, críticas ao governo local, salas de bate-papo e qualquer outra coisa que desassossegue a liderança islâmica. Estima-se que pelo menos 50 autores de blogs tenham sido preso desde o ano passado.

O governo iraniano é capaz de filtrar a rede através da supervisão de todos os provedores de internet do país, além da mídia, cinema, literatura e outras artes.

Anos dourados

Os primeiros blogueiros iranianos começaram a proliferar há cerca de cinco anos, quando o então vice-presidente Mohammad Ali Abtahi chegou a estimular a febre ao criar seu próprio espaço online. Em pouco tempo, centenas de pessoas criavam seus blogs, a maioria sob pseudônimos, mas sem censura: falava-se de sexo, piadas racistas, confissões pessoais e sobre a lástima do clérigo governante.

O cerco começou no ano passado. A eleição de Ahmadinejad deixou os liberais completamente fora de campo. Logo milhares de sítios foram bloqueados, inclusive os de grupos contrários ao regime, iranianos morando no estrangeiro e meios de comunicação como o serviço persa da BBC.

A retaliação a blogueiros, no entanto, vai além do bloqueio. Podem pegar até cinco anos de prisão de acordo com leis anti-subsversivas.

Sayeed Habibi, autor do blog, ocupa-se em manter atualizada a situação de blogueiros que foram presos. Ele sabe que um dia, talvez em breve, seja preso e tenha seu espaço na internet bloqueado. Mas garante: ‘Não iremos embora em silêncio’.

Hossein Derakhshan, popular blogueiro iraniano que vive hoje no Canadá, afirmou que o governo está fazendo um ‘ataque preventivo’ contra todas as formas de mídia online. ‘Temem que um dia esses blogs possam se tornar um meio da oposição se comunicar e se organizar. Estão tentando controlar a internet antes dela controlá-los’. Informações de Brian Murphy [Associated Press, 13/8/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem