Terça-feira, 23 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Governo aperta cerco à imprensa estrangeira

16/12/2005 na edição 359

Autoridades do Uzbequistão silenciaram a última empresa de mídia estrangeira independente no país, ao negar a renovação do credenciamento da estação de rádio pró-democracia Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL). A ação ocorreu duas semanas após a BBC ter fechado seus escritórios na cidade de Tashkent, devido às intimidações do governo, noticia Katy Duke [The Guardian, 14/12/05].


Após meses de negociações, o ministro do Exterior informou que a rádio americana não teria seu credenciamento renovado e que retiraria as credenciais de quatro correspondentes da estação no país. De acordo com grupos de direitos humanos locais, o governo do presidente Islam Karimov vem perseguindo todos os jornalistas independentes desde que a mídia estrangeira cobriu o massacre de pelo menos 500 manifestantes por tropas do governo, na cidade de Andijan, em maio deste ano.


A rádio, originalmente lançada depois da Segunda Guerra Mundial para promover a democracia e estabilidade na Europa, ressaltou em seu sítio que era uma das principais organizações de mídia internacionais cobrindo o Uzbequistão e uma das únicas a divulgar os assassinatos em Andijan. ‘Desde então, os correspondentes da RFE/RL no Uzbequistão estão sofrendo uma campanha de intimidação com o objetivo de impedir nossos esforços de trabalhar objetivamente’, afirmava a declaração.


Craig Murray, ex-embaixador britânico no Uzbequistão, afirmou que o fechamento da rádio é uma infelicidade, mas disse não ter ficado surpreso, pois todas as fontes de mídia independentes estão sendo forçadas a deixar o país. ‘O massacre de Andijan tornou ainda pior o que já era um regime totalitário, com prisões em massa e tortura e repressão generalizada’, afirmou.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem