Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Grupo alemão faz reunião internacional

Sindicalistas que representam trabalhadores gráficos e jornalistas do grupo alemão Westdeutsche Allgemeine Zeitung (WAZ) se reuniram na Hungria para discutir uma articulação internacional dos funcionários da empresa, que controla mais de 150 jornais em países como Alemanha, Áustria, Bulgária, Sérvia e Montenegro, Macedônia e Croácia. Cerca de 40% de seu faturamento vem dos jornais estrangeiros. Os 35 representantes discutiram condições de trabalho, questões tecnológicas e a queda da qualidade do jornalismo, além da criação de uma rede de comunicação entre eles. Os participantes planejam realizar novo encontro na cidade de Essen, na Alemanha, onde fica sede da WAZ. A direção da empresa será convidada a participar. O grupo é o maior empregador da Europa no setor de jornais regionais, segundo informa a Federação Internacional de Jornalistas [22/6/04].



Sindicato português protesta contra exclusão

O Sindicato dos Jornalistas de Portugal, com apoio da Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, sigla em inglês)[23/6/04], protestou junto ao presidente do país porque uma nova regulamentação de mídia está sendo implantada sem a consulta aos profissionais da área. O governo está preparando um pacote de reformas que inclui novas normas para publicidade e para a operação de estações de rádio, e consultou a respeito as associações de veículos de comunicação, mas não os sindicatos de trabalhadores. A IFJ pede que os parlamentares portugueses não concedam à presidência a autoridade para implementar as reformas sem que as organizações laborais tenham voz no processo.



Raio atrapalha transmissão da CNN

Um raio caiu no prédio da Turner Broadcasting, em Atlanta, em 21/6, deixando a rede de TV CNN sem áudio durante 20 minutos – uma eternidade para o mundo televisivo. Outras emissoras do grupo, como CNN International, CNN Headline News, Boomerang, TCM Digital, Cartoon Network, TBS-West, TNT West, TNT-Hi Def e Turner South. Todas as emissoras sofreram cortes de áudio, e algumas chegaram a apresentar problemas com sua imagem, informou uma porta-voz da empresa. No momento do raio, a CNN e a CNN International transmitiam um encontro gravado em Dubai sobre a troca de governo no Iraque. As emissoras continuaram a transmissão com os dizeres ‘dificuldades técnicas’ no canto superior direito da tela. Informações de Pamela McClintock [Variety, 21/6/04].