Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

MONITOR DA IMPRENSA > TV NA CHINA

Grupo de mídia planeja lançar canal

16/11/2004 na edição 303

Um poderoso grupo de mídia chinês, o Shanghai Media Group (SMG), está esperando a aprovação do governo para lançar um novo canal de TV via satélite em língua inglesa, que se chamará Dragon Internacional.

Christopher Bodeen [AP, 11/11/04] informou que um porta-voz do grupo, Tang Lijun, disse que só falta a aprovação pelo órgão regulador da indústria, a Administração Estatal de Rádio, Cinema e Televisão, para que o canal seja levado ao ar no país. ‘Nós estamos agora no estágio de preparação ativa’, disse o porta-voz.

No entanto, um executivo do grupo, que não quis se identificar, afirmou que o SMG ainda estava esperando pela aprovação do governo para transmitir para a América do Norte, onde iria competir por telespectadores diretamente com a CCTV-9, o primeiro canal em inglês fundado no país.

O SMG foi formado em 2001 a partir da fusão de várias estações baseadas em Xangai. O grupo tem 12 canais que dominam o mercado local – com uma população de 20 milhões de habitantes. Em agosto, a companhia foi nomeada a segunda maior emissora da China depois da estatal CCTV.

Um dos canais mais importantes do SMG é o Dragon TV, de notícias e entretenimento 24-horas. A emissora já conta com alguma programação em inglês, incluindo programas para a estatal CCTV-9, e é transmitida na China, no Japão e na Austrália via satélite.

Já a CCTV-9 foi lançada em setembro de 2000 como parte de uma campanha para apresentar o ponto de vista do Partido Comunista e fazer um contraponto à crítica internacional à falta de democracia e aos abusos contra os direitos humanos no país. Ela começou a ser transmitida nos EUA em 2002 através de um acordo de troca com a Star TV, da empresa News Corp.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem