Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1067
Menu

ENTRE ASPAS >

Grupo lança site agregador de notícias

21/04/2011 na edição 638

O grupo de mídia americano Washington Post lançou esta semana um site agregador de notícias. Batizada de Trove, a página permite que leitores customizem as notícias segundo seus interesses. ‘O Trove cria uma experiência personalizada de notícia que foca no que os leitores gostam, combinando a tecnologia com a expertise da redação’, disse o grupo em declaração.


O Trove, que alega ter mais de 10 mil fontes de notícias, incluindo grandes veículos, incorpora mídias sociais – os leitores podem fazer comentários e se conectar a outros usuários com interesses semelhantes. Podem ainda criar canais de notícias customizados. ‘O Trove é todo sobre o usuário, a experiência é customizada e diferente para todos’, afirma Vijay Ravindran, diretor da área digital do grupo.


O agregador usa a ferramenta Facebook Connect para reunir os interesses do usuário por meio de seu perfil na rede social. Há também uma seleção de editores, com notícias do dia escolhidas pela equipe do Washington Post. O Trove está disponível para computadores e para Android e Blackberry e, em breve, será lançada uma versão para iPhone e iPad.


Experiências


Diante do declínio constante nos lucros publicitários e tiragem do impresso, editoras de jornais dos EUA estão conduzindo uma série de experimentos gratuitos e pagos na web. Em 2008, o diário de Washington lançou uma seção em seu site para fornecer aos leitores o resumo do melhor da cobertura política americana – o Political Browser ficou no ar até 2009. O grupo Washington Post também é parceiro do New York Times e da Gannett, que publica o USA Today, em um serviço de assinatura chamado Ongo, lançado no ano passado.


O Post foi um dos jornais que assinaram uma carta, no mês passado, acusando o leitor de notícias do iPad, Zite, de violar direitos autorais. O Zite oferece uma experiência de notícias personalizada e customizada, mostrando matérias com base em interesses e comportamento de um determinado usuário. Informações da AFP [20/4/11].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem