Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1041
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Imagem da crise é Foto do Ano

13/02/2009 na edição 524

A crise chegou à fotografia. O fotógrafo americano Anthony Suau ganhou, nesta sexta-feira (13/2), o principal prêmio da World Press Photo, mais importante competição mundial de fotojornalismo. A imagem que levou o prêmio de Foto do Ano, tirada em março de 2008 e publicada na revista Time, mostra um policial com arma em punho entrando em uma casa tomada por caixas e móveis jogados pelos cantos para verificar se a família, despejada após a execução da hipoteca, havia realmente deixado o local. Tirada em Cleveland, Ohio, a foto ilustra a crise econômica que teve início no mercado imobiliário americano e se espalhou pelo mundo.


‘A força da imagem está nos opostos’, afirmou a presidente do júri, MaryAnne Golon. ‘Agora, a guerra, em seu sentido clássico, está chegando à casa das pessoas porque elas não podem pagar suas hipotecas’. Segundo Mary, além de ser uma foto ‘excelente’, trata-se de um assunto considerado pelo júri como o mais importante de 2008. Suau também levou o segundo lugar na categoria Séries do Cotidiano com uma série sobre os efeitos da crise financeira. Ele irá receber 10 mil euros e uma câmera pelo prêmio, em uma cerimônia em Amsterdã, em maio.


Índia


O fotógrafo brasileiro Luiz Vasconcelos, do jornal A Crítica, de Manaus, levou o primeiro lugar na categoria Notícias Gerais com uma foto que também trata de expulsão. A imagem mostra uma índia segurando seu filho, nu, enquanto tenta barrar uma fileira de policiais com escudos durante uma disputa de terras na Amazônia.


Cerca de 5.600 fotógrafos de 124 nacionalidades enviaram imagens para a competição. O júri levou 13 dias para analisar mais de 96 mil fotos. O World Press Photo premia 20 categorias – 64 fotógrafos de 27 países foram escolhidos este ano. Entre as grandes organizações de mídia, Agence France-Presse, Time e Reuters ganharam, cada, três prêmios. A Associated Press ganhou um prêmio e uma menção honrosa – por uma foto de autoria de outro brasileiro, Eraldo Perez, na categoria Cotidiano. Mais um brasileiro foi premiado: André Vieira, da Focus Photo e Presse Agentur, levou o terceiro lugar em Artes e Entretenimento por uma imagem do estilista angolano Xhunos.


Todas as fotos premiadas podem ser vistas no sítio da World Press Photo. Informações de Toby Sterling [Associated Press, 13/2/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem