Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

MONITOR DA IMPRENSA > SERRA LEOA

Imprensa divulga falso acidente em mina

19/03/2010 na edição 581

A notícia de um grave acidente em uma mina em Serra Leoa, com pelo menos 200 mortos, colocou o país em alerta e chegou rapidamente à imprensa internacional. Logo após o anúncio do ocorrido, dezenas de policiais, soldados e bombeiros chegaram à cidade de Bo, a 240km da capital, Freetown, para descobrir que não havia acidente nenhum.


Segundo o ministro da Mineração, Alpha Kanu, que acompanhou as equipes de socorro, os mineiros estavam descansando. ‘Foi uma mentira completa’, contou. ‘O país inteiro está de luto por algo que não é nem um pouco verdade’, afirmou, em entrevista à Associated Press. Acidentes em minas são comuns em vilarejos pobres de países africanos, em que o trabalho é feito, em sua maioria, de forma artesanal. Serra Leoa tem muitas minas de ouro e diamantes. O boato sobre o acidente teria começado nas estações de rádio locais, segundo o ministro, e logo a notícia se espalhou. O Ministério das Relações Exteriores da França chegou a divulgar nota, em Paris, com condolências aos familiares das vítimas.


Kanu disse acreditar que a notícia falsa teve como objetivo difamar os esforços do governo recém eleito para a construção de estradas, hospitais e escolas. ‘Isso é propaganda maldosa de pessoas que não querem ver boas notícias saindo de Serra Leoa’. O país viveu até 2002 em guerra civil. Com informações de Rukmini Callimachi [AP, 19/3/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem