Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

MONITOR DA IMPRENSA > REINO UNIDO

Independent lança jornal compacto ‘de qualidade’

19/10/2010 na edição 612

O diário britânico Independent lança, na próxima semana, um novo jornal compacto para atingir ‘os leitores que os jornais de qualidade haviam perdido’. Chamado de i, o novo jornal será vendido de segunda a sexta-feira por 20 pence e foi projetado para ser um complemento do Independent – que continua a custar uma libra. Rumores sobre o novo produto, coordenado pelo editor-chefe do Independent, Simon Kelner, começaram a circular na indústria editorial britânica na semana passada. Especulava-se que se trataria de um jornal destinado ao público na faixa dos 20 anos.

‘O i é voltado aos leitores perdidos pelos jornais de qualidade e aos leitores de todas as idades’, afirma a apresentação do jornal, ressaltando ainda que ele irá combinar ‘inteligência com brevidade e profundidade com rapidez de leitura’, sendo uma fonte de informação diária ‘essencial’. O diretor Andy Mullins completa que o jornal pretende atingir as pessoas que usam o transporte público para trabalhar e não têm tempo de ler um jornal tradicional. ‘Leitores com pouco tempo, e especialmente aqueles que usam o transporte público, vêm nos dizendo há anos que são inundados por informações e simplesmente não têm tempo para ler um jornal de qualidade com regularidade’, justifica. ‘Estamos criando um jornal para o século 21 produzido para pessoas que têm sede por informação e entretenimento no tempo limitado que possuem’.

Não foram informados detalhes como a tiragem inicial, estratégia de distribuição ou paginação. Estima-se que a ideia é que seja feita uma distribuição nacional de 400 mil exemplares. De acordo com uma fonte próxima ao projeto, quase todo o conteúdo do novo jornal será aproveitado do Independent, mas contará com ajustes próprios.

Segundo o Guardian, o empresário russo Alexander Lebedev, dono do Independent, estaria motivado a experimentar novos modelos de negócios depois de ter tornado o London Evening Standard gratuito e registrado aumento na circulação – para 1,4 milhão de exemplares. O Independent precisa atrair novos leitores depois de ver sua tiragem cair para menos de 100 mil cópias no Reino Unido e Irlanda. Informações do Guardian [18/10/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem