Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MONITOR DA IMPRENSA > CHINA

Internautas viram celebridades com vídeo caseiro

10/04/2006 na edição 376

Huang Yixin e Wei Wei, dois estudantes da Instituto de Belas Artes de Guangzhou, estavam à toa no dormitório da universidade há alguns meses quando decidiram ligar a webcam, colocar a camisa do time de basquete Houston-Rockets e dublar suas canções favoritas do grupo Backstreet Boys. Eles disponibilizaram seus clipes no Google Video, sítio com diversos vídeos gratuitos na rede. Suas caras e bocas exageradas os transformaram instantaneamente em celebridades.

O sucesso da dupla é surpreendente. Quase todo internauta chinês adolescente já viu os ‘Back Dormitory Boys’, como são agora chamados. Fóruns na internet discutem a vida pessoal dos estudantes. Os programas da rádio e da televisão nacional já os receberam. Até o colega de quarto deles, que só aparece no fundo do vídeo jogando no computador, recebe tratamento de celebridade.

Garotos-propaganda

No mês passado, uma empresa em Pequim chamada Taihe Rye contratou Huang e Wei para continuar a realizar suas dublagens – mas agora recebendo por isto. O empresário deles, Song Ke, afirma que a companhia já conseguiu fechar contratos para seus clientes estrelarem um comercial da Pepsi Cola, que será gravado no mês que vem. Segundo o gerente da Taihe Zhao Qian, o plano é colocar os ‘Back Dormitory Boys’ juntos com o ídolo deles, o jogador chinês Yao Ming, do Houston-Rockets. Com este comercial, Huang e Wei passam a fazer parte do seleto grupo de celebridades que estrelam campanhas publicitárias da Pepsi na China, como David Beckham, Ronaldinho Gaúcho e Janet Jackson.

Doença moderna

Para muitos acadêmicos, tudo isto só confirma que a China sofre de uma doença social moderna. Antes do ‘Backstreet Dormitory Boys’, outros chineses se tornaram celebridades da noite para o dia. Sister Lotus, uma jovem que colocou fotos provocativas na internet para encontrar um amor, acabou encontrando a fama, pelo menos até o governo censurá-la. Li Yuchun (também cliente da Taihe), uma garota com estilo masculino, foi a vencedora do Super Girls, programa de televisão no qual os telespectadores escolhem sua estrela favorita, com um impressionante número de votos. Informações da Economist [6/4/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem