Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

MONITOR DA IMPRENSA > COMPORTAMENTO

Internet aumenta inteligência, conclui pesquisa

23/02/2010 na edição 578

Uma pesquisa online concluiu que mais de ¾ dos entrevistados acreditam que a internet irá tornar as pessoas mais inteligentes nos próximos 10 anos, noticia Dan Whitcomb [Reuters, 19/2/10]. A maior parte dos participantes disse ainda que a web melhorará a capacidade de leitura e escrita até 2020. ‘Ainda assim, há muitas pessoas que são críticas ao impacto do Google, da Wikipedia e de outras ferramentas online; 21% disseram que a internet irá diminuir o QI de quem a usa muito’, afirma Janna Anderson, diretora da Universidade da Carolina do Norte, que, junto com o Pew Internet and American Life, conduziu a pesquisa.

Participaram do estudo 895 cientistas, empresários, consultores, escritores e internautas – deles, 371 eram considerados especialistas da rede. A ideia surgiu de uma matéria da revista americana Atlantic Monthly, escrita em 2008 por Nicholas Carr, cuja manchete era ‘O Google está nos tornando estúpidos?’. No artigo, Carr sugeria que o uso excessivo da internet estaria diminuindo a capacidade de concentração e de pensamento aprofundado. ‘O que a internet faz é mudar a ênfase da nossa inteligência de contemplativa para utilitária. O preço de condensar tantas informações é a perda de aprofundamento’, disse o jornalista, que também participou da pesquisa. Para o fundador do popular serviço de classificados online Craigslist, Craig Newmark, as pessoas já estão usando o Google como um complemento à própria memória.

Ainda segundo a pesquisa, 42% dos especialistas acreditam que a atividade anônima online será ‘eliminada drasticamente’ até 2020, graças às preocupações com segurança e os sistemas de identificação mais rigorosos, enquanto 55% acreditam que será relativamente fácil navegar na web de forma anônima dentro de 10 anos.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem