Domingo, 21 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

ISIS divulga segundo vídeo com jornalista britânico John Cantlie

25/09/2014 na edição 817

O grupo extremista ISIS divulgou mais um vídeo com o jornalista britânico John Cantlie, sequestrado em novembro de 2012 juntamente a James Foley (decapitado em frente às câmeras pelo ISIS em agosto de 2014).

Este é o segundo vídeo com Cantlie distribuído no intervalo de uma semana e foi exibido logo após os Estados Unidos e mais cinco nações árabes lançarem ataques aéreos contra alvos do ISIS na Síria, na noite de segunda-feira (22/9).

Durante quase seis minutos, Cantlie discursa e alerta que os Estados Unidos estão incitando uma terceira Guerra do Golfo. Ele também diz – aparentemente sob coação – que sua intenção é “mostrar a verdade sobre o ISIS e a propaganda dos meios de comunicação ocidentais” e se descreve como um “cidadão britânico abandonado pelo meu governo e prisioneiro de longo prazo do Estado islâmico”.

Segundo sequestro

John Cantlie é fotojornalista freelancer e teve seus trabalhos publicados em veículos como The Sunday Times, The Sunday Telegraph e BBC.

Em julho de 2012 ele passou duas semanas nas mãos de militantes islâmicos, foi espancado e psicologicamente torturado. Cantlie foi resgatado pelo Exército Livre da Síria – grupo que luta contra fundamentalistas e que visa uma liderança mais democrática – e chegou  a ser baleado no braço durante a fuga.

Embora transtornado com o episódio, Cantlie resolveu retornar à Síria três meses depois, terminando então capturado pelo ISIS.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem