Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MONITOR DA IMPRENSA > GUERRA EM GAZA

Israel anuncia abertura da fronteira para jornalistas

23/01/2009 na edição 521

O governo de Israel anunciou, na quinta-feira (22/1), a suspensão das restrições à entrada de jornalistas estrangeiros na Faixa de Gaza. A proibição da passagem das equipes havia gerado crítica entre os veículos de mídia. O governo afirmou que os jornalistas estariam livres para entrar e sair de Gaza a partir desta sexta-feira (23/1) – dois dias antes da data marcada para a Suprema Corte decidir uma queixa da Associação de Imprensa Estrangeira sobre a ilegalidade das restrições.


A entrada de jornalistas em Gaza começou a ser restringida no início de novembro, quando o cessar-fogo entre Israel e o Hamas começou a desandar. Em 27/12, depois do início da ofensiva militar pesada, o governo ampliou a proibição e ignorou uma ordem da Suprema Corte para que permitisse acesso limitado a repórteres estrangeiros. Apenas quando um novo cessar-fogo foi declarado, no domingo, Israel começou a abrir a fronteira a poucos jornalistas.


Segurança


Ainda que o bloqueio tenha sido iniciado quase dois meses antes do início dos ataques pesados – que deixaram mais de mil mortos em Gaza –, o governo de Israel alegava que não era seguro que os jornalistas visitassem a região, por conta da instabilidade local. Grupos de mídia chegaram a acusar Israel de tentar manipular a cobertura sobre o conflito e alegaram que as restrições violavam a liberdade de imprensa. As reportagens sobre a situação em Gaza tiveram que ser feitas por repórteres locais trabalhando para organizações internacionais.


‘Nós nunca aceitamos o argumento sobre a nossa segurança’, afirma Simon McGregor-Wood, chefe da sucursal da rede americana ABC News em Jerusalém. ‘Sempre vimos a restrição do acesso a Gaza como uma decisão estratégica para algum benefício deles [do governo de Israel]. Eu acho que é bem claro que eles não nos queriam entrando lá’, completa. Informações de Aron Heller [Associated Press, 23/1/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem