Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Jornais devem respeitar privacidade na lua de mel

O príncipe casou com a plebeia, passou-se a euforia festiva, chegou a hora da vida a dois. Se os paparazzi deixarem, é claro. O primeiro teste de comportamento da imprensa sensacionalista britânica será em breve, na lua de mel de William e Kate, agora Duque e Duquesa de Cambridge. O Palácio de Buckingham deixou claro que espera que os veículos de comunicação respeitem a privacidade do casal: não foram divulgados os planos de viagem. William e Kate não saíram de lua de mel logo após o casamento. Não foram reveladas datas nem o destino, o que só fez aumentar as especulações.


Mas, ao que parece, a imprensa nacional está comedida e não deu sinais de que vá atrás dos pombinhos reais. O Daily Mail, que tem um dos maiores orçamentos para imagens, afirmou que não pretende comprar fotos da lua de mel oferecidas por paparazzi. O fotógrafo veterano Trevor Adams, fundador da agência de fotos Matrix, diz que seus funcionários não irão atrás do casal durante a lua de mel. ‘Tenho certeza de que algumas pessoas vão gastar muito dinheiro procurando por eles, mas acho que os jornais ingleses serão cautelosos demais para chegar perto’.


Perseguição


São inevitáveis as comparações entre Kate e Diana com relação à imprensa. A mãe de William, que morreu em um acidente de carro em Paris quando era perseguida por fotógrafos, tinha seus passos constantemente registrados. A obsessão por Diana, desde seu casamento com o príncipe Charles, passando pela relação pouco harmoniosa com a família real, os problemas pessoais, seu divórcio e relações com outras pessoas, só fazia crescer. Quando o namoro entre William e Kate ficou sério, começou a ser formada uma situação parecida: em 2007, fotógrafos praticamente acampavam na frente da casa de Kate em Londres todos os dias para conseguir imagens suas saindo e chegando. Ela se irritou com o assédio e fez uma queixa à Press Complaints Commission, que fiscaliza a imprensa no Reino Unido. A intervenção do órgão surtiu efeito, e os fotógrafos, na ocasião, deram uma trégua.


Agora é esperar para ver se a imprensa britânica irá segurar o impulso pelo lucro fácil. O tablóide The Sun afirmou que suas vendas no sábado (30/4), um dia após o casamento real, subiram 10%. Outros jornais, como o Daily Telegraph, o Times e o Guardian, reportaram aumentos de 20 a 25%.