Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Jornais esgotam após vitória de Obama

A vitória de Barack Obama foi também uma vitória para a imprensa – pelo menos no dia seguinte ao pleito histórico que elegeu o primeiro presidente negro dos EUA. Em diversas cidades americanas, jornais se esgotaram nas bancas na quarta-feira (5/11), com direito a filas dobrando o quarteirão. ‘Eu vi gente que nunca compra jornal comprando duas cópias. E eles ainda perguntavam por mais jornais’, contou à rede de TV CNN o jornaleiro Kirit Patel, de Mineola, no estado de Nova York.


O New York Times, um dos maiores jornais dos EUA, previu a euforia e aumentou em 35% a impressão da edição de 5/11, o equivalente a 150 mil cópias a mais. Não foi suficiente, e durante o dia o jornal imprimiu mais 75 mil cópias. Ainda assim, não adiantou: já na quarta-feira, um exemplar do diário era vendido no sítio eBay por US$ 600.


O Washington Post, que costuma vender em banca 100 mil exemplares diários, imprimiu 30 mil cópias extras na noite de terça-feira (3/11). Os dois jornais também publicaram uma edição comemorativa. A do Post, que custou um dólar a mais que a edição normal, teve, inicialmente, 150 mil cópias impressas. Com a procura, a impressão passou para 350 mil exemplares. ‘Vendeu quase que instantaneamente. Estou aqui há 21 anos e nunca tinha visto algo assim’, afirmou o presidente da Washington Post Media, Steve Hills.


Jornal local


Jornais em São Francisco e Denver também tiveram edições especiais esgotadas rapidamente, e cópias extras foram impressas em cidades como Filadélfia e Orlando. A Tribune Company, uma das maiores editoras de jornais dos EUA, reportou demanda histórica nos oito mercados em que atua. Segundo a empresa, na cidade de Obama, Chicago, o Chicago Tribune aumentou a impressão na noite de terça-feira em ‘milhares de cópias’ e teve que imprimir mais 200 mil exemplares na manhã de quarta. A Tribune afirma também ter vendido 100 mil exemplares a mais do Los Angeles Times e ter aumentado em 100% a impressão do Baltimore Sun.


‘Isso é uma grande demonstração de que as pessoas continuam a confiar em seu jornal local para ajudá-las a entender e interpretar as notícias do dia – e isso é especialmente verdadeiro quando grandes eventos acontecem’, afirmou o chefe de operações da Tribune, Randy Michaels. ‘Este tipo de demanda por nossos jornais é algo que nunca experimentamos na história recente. O tráfego nos sítios dos jornais também aumentou – o Chicago Tribune e o Los Angeles Times tiveram número recorde de page views‘, completou. Informações de Oliver Luft [Guardian.co.uk, 6/11/08].