Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

MONITOR DA IMPRENSA > IMPRENSA AMERICANA

Jornais seguem perdendo tiragem

09/11/2004 na edição 302

Dois terços dos jornais americanos mantiveram ou perderam circulação no semestre decorrido entre abril e setembro deste ano, noticia Jacques Steinberg, do New York Times [2/11/04]. O mau desempenho teria sido influenciado por novas restrições federais ao telemarketing, importante ferramenta para a venda de assinaturas, e práticas mais rigorosas na contagem da circulação paga. A média de circulação diária para os 841 jornais aferidos pelo Audit Bureau of Circulations caiu 0,9%. Aos domingos, a média caiu 1,5% para os 662 diários que saem nesse dia.

Os dados foram os primeiros a sair depois que quatro jornais dos EUA admitiram que inflavam números de circulação. Dois deles – Hoy e Newsday – pertencem à Tribune Company, que prometeu adotar maior rigor em todas as suas publicações subsidiárias. A maior delas, o Los Angeles Times, registrou queda de 5,6% na circulação em dias úteis e 6,3% na dominical. Elas se encontram hoje, respectivamente, em 902 mil e 1,292 milhão de exemplares. O Chicago Tribune, que também pertence ao grupo, registrou declínio de 2% nos dias úteis e 3,8% aos domingos.

Além dos mencionados, outros grandes jornais perderam em circulação, como o Washington Post e o New York Daily News. Entre aqueles que ganharam leitores se destaca o USA Today, que viu sua média diária crescer 2,8%, chegando à marca de 2,31 milhões de exemplares. O New York Times também teve pequeno aumento, de 0,2% em dias úteis, perfazendo média de 1,12 milhão. Aos domingos, o índice de crescimento foi idêntico, o que significa que possui circulação de 1,68 milhão. Poucos, no entanto, gozaram do aumento apresentado pelo New York Post – 5,2% durante a semana – o que o fez alcançar marca de 686 mil exemplares/dia.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem