Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Jornais vendem de notícias a canecas

Os jornais americanos investem, esta semana, em edições especiais sobre a posse de Barack Obama. O novo presidente americano recebe a Casa Branca de George W. Bush nesta terça-feira (20/1), e títulos como o New York Times e o Washington Post, entre outros, planejam vender milhões de exemplares extras. A confiança dos jornais baseia-se na experiência com a eleição de Obama, em novembro, quando edições do dia seguinte ao pleito viraram item de colecionador e passaram a ser vendidas em sítios como o eBay por valores que chegaram a US$ 100.


Para o analista de mídia John Morton, presidente da Morton Research, em Maryland, os jornais têm razão ao ‘ir com sede ao pote’. ‘Esta é uma chance para um lucro rápido, e muitos deles estão lutando [contra os problemas financeiros]’, lembra. Para rechear ainda mais este lucro, alguns títulos decidiram aumentar seus preços esta semana.


O Washington Post passará de 75 centavos de dólar para US$ 2 na terça e na quarta-feira. Nestes dois dias, publicará 1,7 milhão de cópias em quatro edições vendidas nas bancas, nas máquinas de jornais e por vendedores nas ruas. Em um dia de semana normal, o Post publica 589 exemplares. O New York Times publicou uma edição comemorativa de sua revista de domingo (18/1) e irá aumentar em cerca de 75% sua circulação, passando a 2,2 milhões de exemplares, na quarta-feira (21/1). O jornalão já vendeu US$ 2,3 milhões em produtos relacionados à eleição, incluindo um jogo de canecas e uma edição comemorativa de 68 páginas.


Homem Aranha


A Gannett, maior editora de jornais dos EUA, planeja uma edição especial do USA Today com 48 páginas intitulada ‘Obama: a Jornada Histórica’, que custará US$ 4,95. O jornal terá mapas, trechos de discursos e cobertura especial sobre a trajetória do novo presidente. O Wall Street Journal irá adicionar 20 mil exemplares a sua circulação na terça. O Chicago Tribune e o conservador Washington Times também terão mais páginas de notícias e mais espaço para anunciantes. Leitores do San Francisco Chronicle já podiam, na semana passada, encomendar – por US$ 4,95 – a edição extra publicada na terça-feira e o exemplar de quarta.


Uma edição do gibi do Homem Aranha com a participação de Obama como personagem esgotou rapidamente, e, segundo porta-voz da Marvel, será providenciada uma nova impressão. No eBay, um exemplar do gibi – que custava originalmente US$ 3,99 – chega a US$ 227.


No Havaí, terra natal de Obama, o Honolulu Star-Bulletin, da editora Black Press, terá uma edição na tarde de terça-feira para ser vendida exclusivamente nas bancas. O Honolulu Advertiser, rival produzido pela Gannett, terá sua circulação ampliada em 50%, o equivalente a 20 mil cópias, na quarta-feira.


E continua


Mesmo depois que a euforia inicial pela posse de Obama tiver passado, os jornais ainda tentarão lucrar com o interesse do público pelo novo presidente. Em fevereiro, o New York Times colocará à venda, pela bagatela de US$ 14,95, um kit com um exemplar de 5 de novembro, um exemplar de 21 de janeiro e um livro com ensaios de colunistas.


O Washington Post já recebe encomendas das edições desta semana por US$ 8,95, cada, e também venderá uma réplica da placa de metal usada na impressão da primeira página do dia 21/1 por US$ 49,95. No início de fevereiro, o jornal publicará ainda um ‘diário fotográfico’, por US$ 29,95, sobre a posse.


Já o Los Angeles Times investe em pesos de papel, pôsteres emoldurados, imãs de geladeira e até camisetas. Até a editora de mapas Rand McNally & Co espera lucrar com a posse de Obama, vendendo mapas de tecido à prova d’água da região da Casa Branca e do Capitólio. ‘Isso acontece apenas de quatro em quatro anos, então as pessoas vendem praticamente qualquer coisa’, resume Morton. Informações de Greg Bensinger [Bloomberg, 16/1/09].