Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1054
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Jornais ‘caem’ em mentira de site satírico

04/09/2009 na edição 553

O tablóide Daily Manab Zamin, de Bangladesh, foi forçado a publicar um pedido de desculpas aos leitores, na quinta-feira (3/9), após ter tido a infelicidade de noticiar que o astronauta americano Neil Armstrong havia admitido que sua chegada à Lua, em 1969, teria sido forjada. A matéria, publicada originalmente pelo site satírico americano The Onion na segunda-feira (2/9), dizia que Armstrong teria sido convencido por um teórico da conspiração que a missão Apollo 11 foi orquestrada pelo governo dos EUA e, assim, repensado cada passo da sua viagem e chegado à conclusão de que tudo teria se passado no Novo México.


O jornal, que traduziu a matéria do site, atribuiu a informação à ‘Onion News Network’. ‘A notícia chamou muita atenção. Desde então, aprendemos que o site divulga informações falsas e criativas baseadas em um incidente histórico. A verdade é que Neil Armstrong nunca deu esta entrevista. Foi algo inventado. Pedimos desculpas por termos publicado a informação sem tê-la checado’, explicou o Manab Zamin. Outro diário de Bangladesh, o New Nation, chegou a publicar a matéria traduzida nas edições impressa e online. ‘Pensamos que era algo verdadeiro e não checamos. Não sabíamos que o The Onion não era um site de notícias verdadeiro’, admitiu o editor Hasanuzzuman Khan. Informações da AFP [3/9/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem