Domingo, 22 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Jornal demite blogueiro após queixa do governo

28/08/2009 na edição 552

Huy Duc, um dos blogueiros mais populares do Vietnã, foi demitido do jornal Saigon Tiep Thi depois que o Partido Comunista reclamou com seus editores sobre seus comentários na internet, noticia a AP [28/8/09]. Segundo o editor Tran Cong Khanh, Duc teria divulgado em seu blog informações que não refletiam a posição editorial do jornal. Em um dos posts, o blogueiro elogiou a queda do Muro de Berlim – chamada por ele de ‘muro da vergonha’ – e criticou os líderes da ex-União Soviética, alegando que eles foram responsáveis por anos de miséria na Europa Oriental. ‘A atitude dele não reflete a do jornal e não podemos mais empregá-lo’, afirmou Khanh.


O editor disse que a decisão não foi influenciada pelo governo, que monitora rigidamente a mídia do país, mas reconheceu que a Comissão de Educação e Propaganda havia se queixado de cerca de cem posts do blog de Duc. De fato, o blog do jornalista testou os limites da liberdade de expressão no Vietnã ao criticar com freqüência líderes do governo e suas políticas. Ele foi contrário, por exemplo, ao projeto de mineração de bauxita nas montanhas do Vietnã, que, além de devastar o meio ambiente, desaloja muitas das 54 minorias étnicas vietnamitas.


Censura


Existem cerca de 700 organizações de mídia no país, todas controladas pelo Estado. Muitos jornais são agressivos em sua cobertura de temas como corrupção, mas raramente desafiam o governo. O Saigon Tiep Thi é publicado três vezes por semana pelo Centro de Promoção de Investimento e Comércio da Cidade de Ho Chi Minh.


A Associação de Jornalistas do Vietnã não quis comentar o caso. Em seu blog, Duc escreveu que perdeu muitos empregos nos seus 21 anos de carreira. ‘A mídia, mesmo sendo controlada pelo governo, pertence à sociedade. Deve ser um lugar para artigos, análise e crítica verdadeiros’, afirmou.


No ano passado, autoridades prenderam repórteres dos dois maiores jornais do Vietnã, Thanh Nien e Tuoi Tre, depois que eles publicaram matérias sobre um caso de corrupção. Este ano, o governo apertou as normas para o uso da blogosfera. As novas regras determinam que os blogueiros devem restringir seus comentários a assuntos sobre a vida pessoal e não devem abordar questões políticas. Um blogueiro conhecido como Dieu Cay foi acusado de sonegação de impostos e condenado a 30 meses de prisão depois de ter encorajado pessoas a protestarem em uma cerimônia pelas Olimpíadas em Ho Chi Minh, antes dos Jogos de Pequim. Ele também criticou as políticas da China no Tibete e nas Ilhas Spratly, arquipélago disputado pela China, Vietnã e outros países.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem