Sábado, 22 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > HERALD TRIBUNE

Jornal em momento de expansão

25/01/2005 na edição 313

O anúncio de que o International Herald Tribune abriu uma sucursal na Alemanha e fez um acordo para publicar uma edição asiática na Tailândia é um sinal do rumo que o jornal está tomando depois que o New York Times o comprou do Washington Post, informa Brian MacArthur [The Times, 14/1/05].

Michael Golden, diretor do NY Times que foi nomeado publisher do IHT em novembro de 2003, é o responsável pela expansão internacional do jornal nos últimos 14 meses. O NY Times investiu em novas gráficas nos EUA e tornou-se um jornal nacional. Enquanto isso, busca fazer do IHT – que já é vendido em 180 países – o seu jornal internacional. A missão de Golden é enfrentar o Wall Street Journal e o Financial Times e fazer do IHT o jornal global dominante no mercado. O atual líder é o Financial Times, que vende 282 mil cópias diárias fora da Inglaterra. O IHT vende 233 mil cópias ao redor do mundo e o Journal, 90 mil.

Durante os 14 meses de mudanças e decisões, o IHT foi redesenhado, ganhou cor na primeira página e duas páginas a mais, contratou 12 novos repórteres, abriu escritórios em Hong Kong, Frankfurt e Berlim, e estreou novas seções de comportamento nas edições de sexta-feira e sábado.

Os investimentos já começam a fazer diferença. Na Ásia, onde o jornal tem 11 gráficas, o número de leitores aumentou em 20%, contra o declínio do Journal e do FT. Na Europa, a circulação do jornal aumentou 28%, o maior crescimento de qualquer publicação internacional diária ou semanal.

O IHT ainda não apresenta lucros, mas Golden afirma que o jornal será beneficiado quando os anunciantes globais tornarem a comprar espaço publicitário.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem