Segunda-feira, 18 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
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MONITOR DA IMPRENSA > INTERNATIONAL HERALD TRIBUNE

Jornal muda para atrair leitores e anunciantes

06/04/2004 na edição 271

No começo do ano, o editor do International Herald Tribune, Michael Golden, anunciou uma série de grandes mudanças no jornal, que começariam a ser concretizadas em janeiro. Para os leitores casuais, a mais visível diferença deverá ser a adição de cor na primeira e na última página. Leitores fiéis, entretanto, notarão a mudança no conteúdo, com o aparecimento de novas colunas. As mudanças são conseqüência de um estudo de seis meses, concluído em novembro do ano passado, onde foram entrevistados leitores, possíveis leitores e anunciantes. O resultado da pesquisa indicou que era tempo de realçar o venerável jornal diário de 117 anos.

Sediado em Paris, o IHT é impresso em 26 lugares em diferentes partes do mundo e vendido em mais de 180 países. É publicado seis vezes por semana – durante os cinco dias úteis e uma edição que combina sábado e domingo –, e possui circulação de aproximadamente 245 mil exemplares diários. De 1997 a 2001, o jornal teve um aumento de circulação de 27%, resultante de uma série de parcerias com grandes jornais de todo o mundo.

O próprio IHT, nos últimos tempos, era publicado através de uma parceria entre o Washington Post e o New York Times. Em outubro de 2002, as duas companhias anunciaram que o Times iria comprar a parte do Post. Em janeiro de 2003, o Times assumiu controle total sobre o IHT, após um acordo de US$ 65 milhões.

Entre as mudanças pelas quais o jornal passa estão o aumento da cobertura da indústria da mídia e suas tendências; uma coluna semanal sobre assuntos relacionados a empregos; a inclusão de comentários e notícias de importantes jornais do mundo na segunda página; e o lançamento de séries especiais de reportagens dedicadas à cobertura da União Européia, entre outros. Além das mudanças no conteúdo, o jornal também anunciou planos para aumentar o número de páginas (hoje possui de 18 a 22 páginas) e contratar mais jornalistas. Informações de Brian Veseling [Newspapers & Technology, 4/4/04].

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