Segunda-feira, 25 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > AUTOCENSURA

Jornal segura denúncias por medo de processo

18/07/2005 na edição 338

Doug Clifton, editor do Plain Dealer, do estado americano de Ohio, escreveu uma coluna no jornal contando que está segurando a publicação de duas reportagens investigativas sobre corrupção local porque elas se baseiam em documentos de autoridades locais obtidos em off. Segundo Clifton, caso saíssem no jornal, as notícias poderiam resultar num processo análogo ao que levou a repórter Judith Miller, do New York Times, à prisão, por se negar a revelar a identidade de uma fonte.

O Dealer, que tem tiragem de 370 mil exemplares em dias de semana, tenta encontrar evidências para corroborar as denúncias sem precisar usar os documentos. A decisão de não publicá-los por enquanto foi tomada antes da prisão da jornalista do NYT, segundo informa a AP [9/7/05].

Editores de outras publicações ouvidos pelo NYT [11/7/05] afirmaram, em sua maioria, que dariam as histórias. O editor administrativo do Washington Post, Paul Steiger, disse que se o repórter obteve os papéis sem cometer ilicitude, não haveria como processá-lo.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem