Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ENTRE ASPAS > TELETIPO

Jornal sueco não se arrepende de cartum de Maomé

04/09/2007 na edição 449

O jornal sueco Dagens Nyheter afirmou em editorial, no sábado (1/9), que o país não deve se desculpar por um recente cartum do profeta Maomé. Publicado em 18/8 no jornal Nerikes Allehanda, o desenho do profeta como um cachorro servia para ilustrar um editorial sobre autocensura e liberdade de expressão e religião. O cartum gerou reações indignadas no Irã e Paquistão, que convocaram diplomatas suecos para protestar. A Organização da Conferência Islâmica, formada por 57 países, também condenou a publicação e pediu que o governo sueco puna o desenhista e o jornal. Na sexta-feira (31/8), 200 muçulmanos fizeram uma manifestação na cidade de Örebo, sede do Nerikes Allehanda. O editorial do Dagens Nyheter afirmava que a Suécia ‘tem o dever, a partir de agora, de defender seus princípios e dar início a um diálogo aberto’. O cartunista Lars Vilks, autor do desenho, também disse não ter intenção de se desculpar. Informações da AFP [1/9/07].

Emissora se desculpa ao público por fotos de Diana

O canal britânico Sky News se desculpou ao público pela exibição de fotos da princesa Diana recebendo atendimento médico após o acidente de carro que a matou, em Paris. A emissora afirmou que as imagens foram mostradas em um boletim de notícias da rede americana CBS – que ela costuma retransmitir ao público no Reino Unido. As três fotografias em preto e branco, exibidas no aniversário de 10 anos da morte de Lady Di, mostravam a princesa ainda no carro acidentado. A reportagem levantava a possibilidade de Diana ter sido salva se os paramédicos tivessem usado os procedimentos médicos americanos, e não os franceses. ‘Sentimos muito que estas imagens não tenham sido filtradas antes da exibição, e estamos revendo nossos procedimentos internos. Pedimos desculpas aos nossos telespectadores. As imagens não foram usadas em nenhuma outra parte da programação da Sky News e nós não repetiremos do boletim da CBS’, declarou a emissora. Informações de Tara Conlan e Ben Dowell [MediaGuardian, 31/8/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem