Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Jornal atacado por três dias seguidos

Por lgarcia em 28/02/2013 na edição 735

 

A violência contra a imprensa no México deixou mais uma vítima. O jornal El Siglo de Torreon, na cidade mexicana de Torreon, no estado de Coahuila, foi atacado por três dias seguidos.

Na segunda-feira, 25, agressores atiraram em policiais federais que protegiam o edifício onde funciona o jornal. Ninguém ficou ferido. Na terça, homens dentro de um carro atiraram pelo menos 30 vezes na porta principal do prédio. Na tarde de quarta-feira, mais uma vez o jornal foi alvo de homens armados. Desta vez, um transeunte morreu e dois policiais ficaram feridos.

Intimidação e autocensura

O Siglo de Torreon sofre com ataques periódicos há quatro anos, mas as agressões nunca haviam deixado feridos. Desde o primeiro ataque, em 2009, o jornal decidiu encerrar seu jornalismo investigativo. A cidade de Torreon, dominada pelo violento cartel de drogas Zetas desde 2007, tem a segunda maior taxa de homicídios do México, perdendo apenas para Acapulco – apenas nos nove primeiros meses de 2012, foram contabilizados 830 assassinatos.

Os ataques a veículos de comunicação e intimidação a jornalistas são comuns na região norte do país – que sofre com a cruel guerra entre gangues rivais de narcotraficantes pelo controle de rotas-chave para os EUA. Diversos jornais, cansados das agressões e temendo pela vida de seus funcionários, anunciaram, nos últimos anos, que passariam a censurar sua cobertura policial. A organização Repórteres Sem Fronteiras lista o México como um dos países mais perigosos para jornalistas, junto com Paquistão, Síria e Somália. Segundo dados da organização, pelo menos 80 jornalistas mexicanos foram assassinados desde 2000 por conta de seu trabalho cobrindo o crime organizado e a corrupção.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem