Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Jornal de Las Vegas publica reportagem do ‘NYT’ antes da hora

O New York Times passou por uma situação, no mínimo, inusitada no fim de semana. O diário acabou sendo furado por um jornal menor que assina seu serviço de notícias. No domingo (8/12), pouco antes das 20hs, a editora de política Carolyn Ryan anunciou pelo Twitter que o Times iria divulgar, ainda naquela noite, uma matéria “incomum e inovadora”. “Não posso dizer muita coisa, mas vai fazer você repensar – bem, eu devo parar por aqui. Fiquem ligados”, escreveu a jornalista no microblog.

Logo surgiu uma onda de especulações de outros jornalistas, usando a hashtag #nytguesses. A matéria, no entanto, acabou sendo adiada, e Carolyn avisou no Twitter às 20h45: “Ok, vai ficar para amanhã de manhã. E todos querem que eu pare de perguntar sobre ela. Vou para casa assistir a Homeland. Mas é uma grande história”.

As especulações continuaram no microblog. Pouco depois das 22hs, o jornal Las Vegas Sun divulgou um link com as chamadas da primeira página do Times do dia seguinte. Entre elas, estava a chamada para uma tocante matéria sobre a vida de crianças sem teto em Nova York. Logo surgiram apostas de que aquela era a matéria de que Carolyn havia falado – o texto ainda não aparecia no site do Times.

Pouco depois, o Las Vegas Sun divulgou um link com o artigo inteiro. Em seguida, o jornal removeu o link e publicou uma mensagem em sua página no Facebook, pouco antes da meia noite, afirmando que a matéria havia sido divulgada por engano. “Devido a um problema técnico, o Las Vegas Sun publicou prematuramente uma matéria do Serviço de Notícias do New York Times no domingo em seu site”, declarou o jornal.

Segundo Eileen Murphy, vice-presidente de comunicação corporativa do Times, o problema aconteceu por causa de um novo sistema de feed de notícias instalado recentemente pelo Sun. “Pelo que entendemos, este feed fez com que tudo o que estava arquivado para eles do serviço do Times (e aparentemente de outros lugares também) fosse direto para o site do Sun, sem nenhuma intervenção humana. Quando nós percebemos que a matéria havia sido publicada, entramos em contato com eles e pedimos que ela fosse removida, o que eles fizeram”, explicou.

A série do Times sobre as “crianças invisíveis” de Nova York, publicada na segunda-feira (9/12), pode ser vista aqui